Geral
Mês das Mulheres terá ações do Movimento 8M na Serra Catarinense
Para marcar o Dia Internacional da Mulher 2019, o movimento 8M promove ações na Serra Catarinense. As ações, que iniciaram no dia 26 de fevereiro e se estendem até o fim de março, reúnem atividades desenvolvidas por mais de 40 entidades de Lages e região, como coletivos feministas, fóruns e movimentos sociais.
A segunda atividade acontece nesta quarta-feira (6), quando a Câmara de Vereadores receberá uma audiência pública para debater temas referentes ao universo da mulher, os problemas enfrentados no dia a dia e luta por espaço e respeito. Na ocasião, representantes das entidades envolvidas abordarão temas ligados às suas áreas de atuação.
Na sexta-feira (8), a partir das 14 horas, a programação tem sequência no salão da Igreja da Palmeira, com a realização do Cine Fórum, apresentando o filme “A memória que me contam”, seguido de debate mediado por Suzane Faita e Jô Antunes, integrantes do grupo de pesquisa Gênero, Educação e Cidadania na América latina (Gecal). No sábado, representantes das entidades envolvidas estarão no calçadão da Praça João Costa, em Lages, promovendo o Mural Vivo. Das 9 horas às 14 horas, o público poderá prestigiar apresentações de teatro, música, painéis, túnel do tempo dos direitos, e participar de rodas de prosas, chimarrão, dentre outras atividades.
A programação tem sequência na terça-feira (12), com a realização de um seminário, organizado pelo Gecal, na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), e na quarta-feira (13), com uma mesa redonda no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), que contará com a participação de Salete Sommariva e Alexandre Takashima. No dia 14, também no IFSC, acontece mais um Cine Fórum, com apresentação do filme “As Sufragistas”. Para encerrar as ações, entre os dias 19 e 21 de março o Ônibus Lilás fará atividades em Lages.