Geral

Mercado Público está com 64% da obra concluída

Published

em

Contrapiso e piso já estão sendo construídos - Foto: Divulgação

Rodeado por um tapume azul, o Mercado Público de Lages esconde muitas novidades. O espaço terá açougue, lanchonete, restaurante, lotérica, caixas eletrônicos, palco, auditório e estandes com várias opções de alimentos e bebidas. A obra está 64% concluída e tem como prazo de entrega dia 27 de junho.

O diretor de Urbanismo e Planejamento, da Secretaria de Planejamento e Obras de Lages, Roberto Provenzano, explica que já foi feito na obra as rede de água, de esgoto, de gás e de luz; espaços dos estandes e restauração do edifício antigo.

“Fizemos modificação no projeto inicial para não aparecerem todos os tijolos, pois alguns estavam muito estragados. Havia, também, uma estrutura metálica muito cara. Todas as mudanças tiveram anuência dos autores do projeto.”

Outro ajuste que foi preciso fazer foi a construção de uma rampa, porque há declínio entre a rua e o mercado. O reboco externo precisou ser refeito porque algumas partes estavam soltas devido ao desgaste causado pela ação do tempo, segundo Provenzano. Ele diz que a parte ampliada do mercado terá uma área de convivência que contempla, dentre outros itens, um palco e um pedaço de uma taipa.

O engenheiro e fiscal da obra, Edson Teixeira, afirma que falta fazer a parte dos acabamentos, que inclui, entre alguns trabalhos, as instalações elétrica e hidrosanitária; finalização do reboco interno, término do contrapiso e piso; construção de uma rampa interna e auditório; implantação de luminárias e gesso.

A ocupação dos boxes está sendo discutida pela Associação Empresarial de Lages (Acil), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Órion Parque Tecnológico e prefeitura. Foi formada uma comissão que debate a forma como os espaços serão ocupados.

Foram visitados outros mercados, como o de Curitiba, Porto Alegre, Criciúma e até o recém-inaugurado Mercado Público de Laguna para obterem-se algumas ideias. O objetivo é inaugurar o mercado já com todos os espaços funcionando. Uma próxima reunião para debater mais sobre o assunto ficou agendada para meados de janeiro.

clique para comentar

Deixe uma resposta