Esportes

Meia Maratona de Lages: Trânsito de ruas e avenidas de Lages terá mudança

Published

em

A Meia Maratona de Lages seguirá o modelo de corridas que já aconteceram em outras cidades de SC, como esta, em Brusque - Foto: AACESC/Divulgação

Ruas e avenidas de Lages terão um esquema especial no trânsito a partir das 3 horas deste domingo (3), por causa da Meia Maratona de Lages, que vai acontecer neste dia.

Para viabilizar o evento e garantir a segurança dos corredores, vias do Centro e da parte Sul da cidade, sobretudo, serão bloqueadas. A corrida faz parte das comemorações de 80 anos do Correio Lageano. A estimativa é que ela reúna cerca de 2 mil corredores.

A diretora do Correio Lageano, Isabel Baggio, lembra que o jornal, ao longo de sua história, sempre se preocupou com o desenvolvimento da cidade e com as pessoas.

Neste sentido, esclareceu que as comemorações do aniversário de 80 anos da empresa estão voltadas a várias vertentes, atendendo a diferentes segmentos e públicos.

“Temos o Prêmio Empreendedor, que valoriza a parte econômica e empresarial da região. Já na parte social, criamos o CL Correio do Bem, que tem por objetivo ajudar as pessoas que precisam de apoio para melhorar de vida. E, agora, no esporte, estamos apoiando a Meia Maratona de Lages, que tem a ver com a saúde e o lazer da população. Essas parcerias causam um grande impacto social”, frisou.

O esquema de trânsito para o evento será comandado pela Diretoria de Trânsito (Diretran) do município. Conforme o executivo do órgão, Newton Silveira (Niltinho), 40 agentes de trânsito vão atuar na fiscalização. Eles estarão em todo o percurso da prova para garantir a segurança dos corredores e fluidez do trânsito. 

A Meia Maratona vai contar com os percursos de 5km, 10km e 21km. A largada e o ponto de chegada será em frente à Catedral Diocesana, no Centro, onde será montada a base de apoio do evento.

A corrida está prevista para começar às 7h30 e se estenderá até por volta das 10h30. Além dos agentes de trânsito, mais de 100 pessoas da organização da prova vão trabalhar na competição.

Segundo Niltinho, o trecho da Rua Benjamin Constant entre a igreja e a Rua Coronel Córdova será bloqueado totalmente, a partir das 3h de domingo, para a montagem das tendas do evento. Antes, a partir das 15h de sábado, o trecho da Rua Frei Gabriel, na lateral da Catedral, vai funcionar somente em meia pista, pelo mesmo motivo.

No dia da prova, todo o trecho da Rua Benjamin Constant, entre a Catedral e Avenida Marechal Floriano, será totalmente bloqueada, a partir das 5 horas, para a passagem dos corredores.

Já as avenidas Santa Catarina, Dom Pedro II e Belisário Ramos (Carahá) e Marechal Floriano, que também serão afetadas pela maratona, serão bloqueadas parcialmente, e o tráfego de veículos vai funcionar em meia pista.

Niltinho informa que as alterações no trânsito vão se estender até o término da competição. Todo o percurso será sinalizado com cones, e os cruzamentos que dão acesso às vias por onde vão passar os corredores serão bloqueados.

“Recomendamos aos participantes que cheguem cedo ao local da prova para evitar transtornos. Também pedimos aos motoristas que tenham cuidado, prestem atenção na sinalização de trânsito e obedeçam às orientações dos agentes de trânsito”, ressalta o executivo da Diretran.

Evento terá cerca de 2 mil participantes

A Meia Maratona de Lages já é tida como um dos maiores eventos esportivos da cidade em quantidade de participantes. Cerca de 2 mil pessoas, incluindo corredores de outros estados, devem participar da prova. O evento é uma promoção da Associação de Apoio à Cultura e Esporte de Santa Catarina (AACESC). O Correio Lageano apresenta a competição.

As provas serão realizadas com chuva ou com sol, podendo ser canceladas apenas em que condições de catástrofe coloquem em risco a integridade física dos participantes. Os corredores devem retirar seus kits neste sábado, das 14h às 19h, no Lages Garden Shopping, na BR-282, no Bairro Guarujá.

Para isso, devem apresentar voucher de inscrição (podendo ser pelo celular). Não serão entregues kits fora do dia e horário estipulado, e os atletas que não conseguirem retirá-los, vão receber apenas o número de peito no dia da prova.

Durante a retirada dos kits, os inscritos para a corrida poderão praticar uma ação social a fim de ajudar pessoas carentes. No shopping, haverá um ponto de coleta de alimentos não perecíveis para doação espontânea. Os donativos serão entregues à Associação Lageana de Assistência ao Menor (Alam) de Lages.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Premiação

A largada da Meia Maratona de Lages está marcada para as 7h30 (21km e 10km) e 7h40 (5km), do largo da Catedral Diocesana. Respectivamente, todos os corredores terão de completar a prova no tempo máximo de uma, duas e três horas, conforme o regulamento do evento. Expirado este prazo, todo o esquema de segurança, infraestrutura e atendimento médico será desativado.

De acordo com o regulamento, os primeiros cinco colocados (masculino e feminino) receberão troféus. Também haverá classificação por faixa etária na prova de 21km, premiando os três melhores colocados (masculino e feminino) com troféus oferecidos por patrocinador. Segundo os organizadores, é proibido levar ou correr com animais domésticos.

Perfil dos inscritos

Idade Percentual

  • 18 a 24 13,3%
  • 25 a 34 52,9%
  • 45 a 54 27,4%
  • 55 a 64 5,5%
  • +65 0,9%

Gênero

  • Masculino 52,8%
  • Feminino 47,2%

Estado

  • Santa Catarina 95,5%
  • Bahia 0,16%
  • Paraná 3,33%
  • Rio de Janeiro 0,77%
  • São Paulo 0,24%
clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com