Esportes
Maratonista revela história de superação
A Meia Maratona de Lages, que será realizada neste domingo (3), vai representar mais um capítulo de superação e perseverança na vida do corredor Marcelo Oliveira, de 37 anos. Depois de dois anos e meio praticando atividades físicas (corridas) e uma dieta balanceada, ele conseguiu superar o sedentarismo e o sobrepeso.
Atualmente, treina de três a quatro vezes por semana, chegando a correr de 30 a 35 quilômetros no período. Além disso, já participou de corridas em várias cidades do estado.
Marcelo trabalha em uma empresa de Lages do ramo de papéis. Ele conta que começou a correr depois de receber orientações de profissionais do Sesi em Lages, onde participa de um grupo de Emagrecimento Saudável, que promove encontros com trabalhadores da indústria.
A princípio, praticava somente caminhadas, mas, atualmente, já está disputando corridas desafiadoras, como uma que teve na Serra do Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra, no mês de abril deste ano. O corredor lageano também participou da Meia Maratona de Balneário Camboriú, já em Lages, disputou várias provas, como a Corrida do Bem, do Sesi.
“Quando comecei a participar do programa de Emagrecimento Saudável, eu pesava mais de 90 quilos, mas depois que comecei a correr e adotar hábitos saudáveis, emagreci 15 quilos. Minha vida melhorou em todos os aspectos. Antes, eu sofria de insônia, mas depois que comecei a praticar atividades físicas, meu sono melhorou 100%. Hoje me deito na cama e durmo muito bem”, revela Marcelo.
Morador do Bairro São Miguel, Marcelo vai correr a prova de 21km da Meia Maratona de Lages. “A expectativa para a prova é a melhor possível. Nossa cidade precisa ter mais eventos deste porte, para incentivar as pessoas a praticarem uma atividade física. Também acredito que este tipo de evento movimenta e economia da cidade, pois atrai pessoas de várias regiões”, declara.
Meia Maratona
A Meia Maratona de Lages contará com os percursos de 5km, 10km e 21km. O evento já é tido como uma das maiores maratonas em Lages em quantidade de participantes.
Cerca de 2 mil pessoas, incluindo pessoas de outros estados, devem participar do evento, que é uma promoção da Associação de Apoio à Cultura e Esporte de Santa Catarina (AACESC). O Correio Lageano é parceiro da competição, que fará parte das comemorações do aniversário de 80 anos do jornal.
Domingo, a largada está marcada para as 7h30 (21km e 10km) e 7h40 (5km), do largo da Catedral Diocesana, no Centro de Lages. O percurso compreende diversas vias da cidade, como as avenidas Marechal Floriano, Dom Pedro II e Belisário Ramos (Carahá), retornando à Catedral, onde haverá a cerimônia de entrega da premiação, a partir das 10h.
As provas serão realizadas com chuva ou com sol, podendo ser canceladas apenas em que condições de catástrofe coloquem em risco a integridade física dos participantes.
Recomenda-se que os participantes cheguem ao local da largada, no mínimo, com meia hora de antecedência, até mesmo para garantir um lugar no estacionamento público.
Retirada dos kits
Os corredores confirmados no evento esportivo deverão retirar seus kits no sábado (2), um dia antes da prova, das 14h às 19h, no Lages Garden Shopping, na BR-282, no Bairro Guarujá. Para tal, deverão apresentar voucher de inscrição (podendo ser pelo celular).
Não serão entregues kits fora do dia e horário estipulado. No shopping, haverá um ponto de coleta de alimentos não perecíveis para doação espontânea. Os donativos serão entregues à Associação Lageana de Assistência ao Menor (Alam) de Lages.
Conforme a organização do evento, alterações de titularidade e percurso terão um custo de R$ 10,00 cada, a ser cobrado no ato da troca durante a entrega de kits. No dia da prova, não será permitido fazer mudanças de cadastro.
Caso a atleta realmente não tenha ninguém que possa retirar o kit, a organização da corrida informa que vai fornecer apenas o número de peito no dia da prova, até às 7h, no guarda-volumes, que será instalado próximo ao local da largada.