Brasil

Mandetta anuncia que foi demitido por Bolsonaro

Published

em

“Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde. Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e de planejar o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o grande desafio que o nosso sistema de saúde está por enfrentar. Agradeço a toda a equipe que esteve comigo no MS e desejo êxito ao meu sucessor no cargo de ministro da Saúde. Rogo a Deus e a Nossa Senhora Aparecida que abençoem muito o nosso país.”

Com essas palavras, postadas em sua conta no Twitter, Luiz Henrique Mandetta anunciou, na tarde desta quinta-feira (16), sua demissão como ministro da Saúde, pelo presidente Jair Bolsonaro. Ele foi chamado pelo presidente, para uma reunião no Palácio do Planalto, quando recebeu o comunicado.

O ex-deputado estava à frente da Saúde desde o início do governo Bolsonaro e passou a ganhar visibilidade a partir do início deste ano, com o agravamento da pandemia do novo coronavírus.

Há algumas semanas, Bolsonaro e Mandetta entraram em divergências, publicamente, tendo como motivo as estratégias adotadas pelo então ministro, na condução da crise da Covid-19.

Na última semana, a ameaça de demissão já havia rondado o Ministério da Saúde e o apoio do Congresso e de militares impediram o ato presidencial.

Em coletiva na quarta-feira (15), no Palácio do Planalto, Mandetta disse que era claro o “descompasso” entre a pasta e as orientações do presidente Jair Bolsonaro.

O ex-ministro disse, ainda, que a equipe montada por ele e empossada em 2019 trabalharia em conjunto, e ajudaria na transição para evitar rupturas na política contra a Covid-19.

Ainda na manhã de hoje, Bolsonaro convidou o médico Nelson Teich, que atua em São Paulo, para assumir a pasta. Em artigo recente sobre a pandemia, Teich se mostrou a favor do isolamento horizontal, como Mandetta. Ele também afirmou, em texto nas redes sociais, que o enfrentamento da crise não pode levar em conta apenas fatores
econômicos ou apenas fatores sanitários.

Teich é natural do Rio de Janeiro, formou-se médico pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e se especializou em oncologia pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca). Atualmente, é sócio da Teich Health Care, uma consultoria de serviços médicos. Ele atuou como consultor informal na campanha eleitoral do presidente, em 2018

Foto:Reprodução

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com