Geral

Mais uma parte da Avenida das Torres receberá asfalto

Published

em

Trecho asfaltado liga diretamente a Rua Bruno Luersen à BR-282, na altura do Bairro Vila Mariza Foto: úbia Garcia

Quase duas décadas após a abertura de uma via que liga a Rua Bruno Luersen à BR-282, no Bairro Vila Mariza, em Lages, o local será asfaltado e receberá calçadas. Na última segunda-feira (2), a prefeitura anunciou que fará o asfaltamento desse trecho da Avenida das Torres e a notícia foi muito bem recebida por moradores e usuários da via, que há anos esperam por isso.

Diariamente, o ajudante de borracheiro Welinton Barbosa de Assis usa sua bicicleta para sair de casa no Loteamento Nadir, e chegar ao trabalho, no Bairro Guarujá. A Avenida das Torres é parte do trajeto do trabalhador. Para ele, a confirmação do asfaltamento é a certeza do aumento da segurança para quem faz este trajeto com frequência.

“Só não passo por aqui nos dias de chuva, porque não tem como descer de bicicleta. Mas quando não chove, também é problema porque tem muita poeira. Esses dias, quase fui atropelado porque entrou poeira nos meus olho, fui coçar e desequilibrei da bike. Tomara que asfaltem logo porque acho que vai ficar bom”, conta.

Diferentemente de Welinton, a serviços gerais Antonia Melo prefere fazer um trajeto mais longo do que passar pela Avenida das Torres na atual condição em que está. Moradora do Bairro Penha, todos os dias ela leva os filhos para a aula na Escola Fausta Rath, no Vila Mariza. Apesar do trajeto ser mais curto pela Avenida das Torres, ela acaba fazendo uma rota mais longa para passar pelas vias pavimentadas e que têm calçadas.

“Do jeito que ‘tá’ não tem como passar a pé com as criança por ali. Não tem calçada e os carros não respeitam. Eu acabo indo umas duas ou três quadras para frente para ter mais segurança. Se realmente for asfaltado, não vou mais precisar ir tão longe para chegar na escola.”

O zelador Giuliano Brito mora no Bairro Bates e também trabalha no Vila Mariza. Mesmo tendo carro, ele prefere fazer um caminho um pouco mais longo do que passar pela Avenida das Torres para passar por ruas pavimentadas. “Todos os dias, eu faço, pelo menos, um quilômetro a mais para ir e voltar de casa, pra não passar pelos buracos. [O asfaltamento] vai facilitar muito a minha rotina. Só espero que também melhore a iluminação, porque à noite ali é muito perigoso”, diz.

Na Rua Bruno Luersen, nas proximidades desse trecho da Avenida das Torres, há dois condomínios residenciais que, juntos, têm cerca de 270 famílias. O subsíndico de um dos residenciais, Eder Roberto Borges avalia que a pavimentação dessa parte da avenida trará mais conforto para os moradores daquela região da cidade e também oferecerá uma nova alternativa de acesso à BR-282 e ao Lages Garden Shopping, por exemplo, uma vez que a via desemboca na rotatória em frente ao estabelecimento.

“Esse asfaltamento é de suma importância por conta da facilidade que a rua traz para nossa comunidade. Acredito que, para os moradores da avenida, vai ser muito importante porque a via gera muito pó em dias secos e, em dias de chuva, fica praticamente intransitável. E, por se tratar de uma das principais saídas da cidade, eu acho que a comunidade toda ganha com o asfaltamento desta rua”, afirma.

 

Prazo para conclusão é de três meses

A Avenida das Torres liga os bairros Guarujá e Vila Mariza, cortando a BR-282. Na parte do Bairro Guarujá a avenida está asfaltada há pelo menos quatro anos nas duas pistas, no trecho em frente ao Lages Garden Shopping, e em apenas uma pista até o entroncamento com a rua Emílio Blum.

No lado do Vila Mariza, um pequeno trecho de aproximadamente 150 metros, situado em frente ao Sest/Senat, foi asfaltado no ano passado. A parte que receberá pavimentação nos próximos dias é a pista paralela ao Sest/Senat e corresponde a pouco mais de 530 metros (entre a Bruno Luersen e a BR-282).

De acordo com a assessoria da Secretaria de Planejamento e Obras, além do asfalto, serão feitas a drenagem da via e a construção de calçada em concreto com piso portátil. A obra está sob responsabilidade da Branger Ltda., e será feita por meio do programa Minha Rua Melhor, com investimento de aproximadamente R$ 1,3 milhão.

A ordem de serviço para execução do serviço foi assinada na segunda-feira (2) e a previsão de conclusão é de três meses.

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com