Geral

Mais de 300 apenados de Lages fazem a prova do Encceja

Published

em

No Presídio Masculino do Bairro Santa Clara 248 apenados fizeram a prova na terça-feira (8) - Foto: Divulgação

Entre terça e quarta-feira (9), 8.233 internos do sistema prisional catarinense e outros 350 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa participam do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade – Encceja PPL.

Dentre os candidatos, 83 cumprem pena no Presídio Regional de Lages. Eles estão distribuídos em 38 homens inscritos no ensino fundamental e 22 do ensino médio. Já entre as mulheres, 15 se inscreveram no ensino fundamental e oito no ensino médio.

Houve 21 ausências em razão de progressão de regime para aberto e transferências. No Presídio Masculino, 248 candidatos prestam as provas, sendo 182 no ensino médio e 67 no ensino médio.    

A aprovação no Encceja garante aos reeducandos e socioeducandos a possibilidade de prosseguir com os estudos, mesmo privados de liberdade. O exame aplicado pelo Inep é uma importante alternativa para quem não concluiu os estudos na idade adequada obter os certificados dos ensinos fundamental e médio.

Para o secretário de Administração Prisional e Socioeducativa, Leandro Lima, o número de reeducandos e socioeducandos inscritos no Encceja demonstra um dado positivo.

“O processo de ressocialização requer uma série de atitudes, e uma delas, sem dúvida, é o resgate da escolaridade. Dessa forma, nós acreditamos que estamos entregando à sociedade um indivíduo com melhores condições do que aquele que entrou nos sistemas prisional e socioeducativo”, declarou.

O Encceja Nacional PPL é dividido em quatro provas objetivas por nível de ensino e uma redação. Para os que buscam a certificação do ensino fundamental, as quatro provas são: Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação, História e Geografia. Já para o ensino médio, serão aplicadas provas de conhecimentos relacionados a: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, além de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

O participante é considerado habilitado para receber a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental ou Médio se atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento, além de 5 pontos na redação. Além disso, ele pode receber também a Declaração Parcial de Proficiência, avaliando-se os exames para cada uma das provas.

O exame para o Ensino Fundamental será aplicado na terça-feira (8), enquanto as provas para o Ensino Médio serão aplicadas na quarta-feira (9). A prova tem duração de cinco horas, sendo aplicada em turmas com horários diferentes.

clique para comentar

Deixe uma resposta