Geral

Licitação para o evento de 2020 será lançada até abril

Published

em

Imagens da Festa do Pinhão de 2018 - Foto: Bega Godóy/ Divulgação

Em 2019, será o sexto ano em que a Festa Nacional do Pinhão tem sido realizada por meio de uma parceria público-privada. Nesta edição, encerra-se o contrato entre o município de Lages e a empresa gaúcha Gaby Produtora e, para que o evento continue sendo realizado na modalidade de parceria público-privada, a prefeitura vai lançar novo edital para contratação da empresa que realizará a festa pelos próximos anos.

Segundo o superintendente da Fundação Cultural de Lages, Gilberto Ronconi, o modelo de gestão da festa será mantido devido aos resultados positivos obtidos desde 2014, quando a cooperação se iniciou.

“A parceria público-privada é o melhor modelo de gestão. Porém, temos que fazer alguns ajustes. Estamos construindo um novo modelo, mas com poucos ajustes, principalmente para tentar regionalizar ainda mais a festa, claro, em conjunto com a empresa que será a vencedora da licitação”, comenta.

Ronconi garante que a nova licitação deve ser lançada entre março e abril. Ele acredita que, antes da realização da 31ª Festa Nacional do Pinhão, que acontece entre 14 e 23 de junho de 2019, a empresa que realizará o evento nos próximos anos já será conhecida.

A ideia é que o novo modelo a ser seguido a partir de 2020 tente aproximar ainda mais o público lageano e aumentar a participação de artistas da região. Uma das mudanças no contrato, segundo Ronconi, é que a empresa que assumir os próximos eventos também ficará responsável pela parte tradicionalista.

A tendência é que a prefeitura se dedique apenas à realização da Sapecada da Canção Nativa e do Recanto do Pinhão. “Estamos tentando fazer o melhor, sempre aprimorar mais, corrigir falhas que, porventura, aconteceram. Sempre procurando conciliar as duas coisas: deixar a festa para o lageano e com o objetivo de atrair turistas para acidade.”

Gaby trará novidades em 2019

Para a edição de 2019 da Festa Nacional do Pinhão, a Gaby Produtora já está programando algumas novidades. Sem dar muitos detalhes, o diretor da empresa, Beto Ody, afirmou que, pela primeira vez, será realizada uma grande gincana cultural, o projeto Origens será ampliado e que as gineteadas serão incrementadas. Além disso, ele garante que nas próximas semanas vai anunciar uma grande surpresa para a 31ª edição. “É o nosso último ano e queremos deixar um grande legado.”

Ody não descarta a possibilidade de participar da nova licitação, mas faz um desabafo. “A gente tem tido muitas dificuldades, parece que Lages não quer que a gente faça a festa. Óbvio que vamos analisar e, eventualmente, vamos participar [da licitação]. Mas, antes disso, queremos fazer uma festa bonita, para mostrar que a decisão da parceria público-privada é um sucesso”, completa.

clique para comentar

Deixe uma resposta