Conecte-se a nós

Notícias

Amures tem nova diretoria

Published

em

Prefeitos da Serra durante posse das entidades - Foto: Oneris Lopes/ Divulgação

Formado por 26 municípios, sendo 18 da Serra Catarinense, somados a oito de outras regiões, a Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) atende a cerca de 400 mil habitantes. Para a gestão deste ano, foram empossados os presidentes da Amures, do Consórcio Intermunicipal da Serra Catarinense (Cisama) e do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS).

Tomou posse como presidente da Amures, o prefeito de Bom Retiro, Vilmar José Neckel. Já o prefeito de Urupema, Evandro Frigo Pereira, assumiu a presidência do Cisama; e o prefeito de Rio Rufino, Thiago Costa, a presidência do Cis/Amures.

Os nomes escolhidos foram consenso entre os colegas e apresentados, solenemente, na noite de quinta-feira (17), a lideranças políticas estaduais, regionais e representantes de instituições empresariais e de classe. A solenidade acontece no Clube dos Oficiais, junto ao 1° Batalhão Ferroviário, em Lages.

O presidente da Amures, prefeito Vilmar Neckel, falou das suas estratégias e elencou como principal ação a descentralização da associação, com a finalidade de trabalhar mais diretamente com os municípios. Isso por que o novo governo estadual extinguiu as ADRs e Vilmar vê uma oportunidade de aproximação e, para esse fim, pretende criar agendas dentro das prefeituras.

“A intenção é ter um trânsito mais direto entre os municípios e o Governo Estadual”, explica. Ele crê que, como a maioria dos municípios da Amures é de pequeno porte, agendas devem facilitar os trabalhos, pois sozinhos não têm forças.

“Queremos que a região tenha tratamento diferenciado. Somos, na maioria, pequenos em número de pessoas, mas a extensão territorial é grande e nos falta infraestrutura, como estradas boas”, afirma ele ao destacar que a arrecadação é pequena e o custo operacional é imenso.

CIS/AMURES

O presidente do CIS/Amures, Thiago Costa, prefeito de Rio Rufino, terá que trabalhar com orçamento de cerca de 6 milhões e explicou que  mais de 85% desse montante tem como destino a entrega de serviços (consultas e exames).

O Consórcio conta, atualmente, com mais de 200 prestadores de serviços (médicos, clínicas, policlínicas entre outras). A proposta do novo gestor é proporcionar o fortalecimento do Consórcio. “Precisamos captar recursos de contrapartida do Estado para compra de serviços de média e alta complexidade, pois hoje, os municípios usam os recursos próprios que, a princípio, deveriam ser direcionados para a atenção básica”, explica.

Ainda segundo ele, o apoio financeiro do Estado permitiria ampliar a oferta de serviços. “O Estado já possui uma rubrica para transferência de recursos financeiros para os Consórcios desde 2016, entretanto, nunca foram repassados recursos”, alertou. Ele quer fazer valer esse direito.

Thiago pretende implantar o prontuário eletrônico para interligar os 26 municípios consorciados. Para isso, quer solicitar recursos oriundos da bancada catarinense no Congresso Nacional. Para implantação deste sistema, ele estima um orçamento de aproximadamente R$ 600 mil.

“Precisamos de recursos de custeio para compra de serviços, desafogando a fila de espera”,  argumenta. Outra ação que pretende implementar é por meio de auxílio financeiro do Governo Estadual, usando para o pagamento de pronto atendimento ou para atendimento ampliado nas Unidades Básicas de Saúde do município.

CISAMA

O  prefeito de Urupema, Evandro Frigo Pereira, assumiu a direção do Consórcio Intermunicipal da Serra Catarinense (Cisama), e sua meta é compartilhar as compras de serviços entre os municípios. O Cisama atua em diferentes linhas (saneamento básico, meio ambiente, certificação e fomento  na origem dos produtos na agricultura familiar), como os setores de assistência social (abrigos de acolhimento de menores).

“Tornar-se fortalecido juridicamente para captar recursos tanto na esfera estadual como na federal, fazendo uma parceria que busque isso por meio de um único documento, reduzindo tempo e ampliando as ações diretas em cada município”, afirma.

Conheça os empossados

Diretoria Amures

Presidente – Vilmar Neckel (Prefeito de Bom Retiro)

1° Vice-presidente – Luiz Carlos Schmuler (Prefeito de Bocaina do Sul)

2° Vice-presidente – Tito Pereira Freitas (Prefeito de Capão Alto)

Diretoria Cisama

Presidente – Evandro Frigo Pereira (Prefeito de Urupema)

1° Vice-presidente – Thiago Costa (Prefeito de Rio Rufino)

2° Vice-presidente – José Tadeu Martins de Oliveira (Prefeito de Campo Belo do Sul)

Diretoria CIS-Amures

Presidente – Thiago Costa (Prefeito de Rio Rufino)

1° Vice-presidente – Giovani Nunes (Prefeito de São Joaquim)

2° Vice-presidente – Fernanda de Souza Córdova (Prefeita de Palmeira)

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: