Geral
Lages funda primeiro grupo de escoteiro ambiental do Brasil
O Grupo Escoteiro Ambiental Guardiões do Parque está em atividades há três meses e reúne 50 membros entre jovens e adultos. Um projeto novo, mas que é pioneiro no Brasil, de acordo com registro na União dos Escoteiros do Brasil com sede em Curitiba.
A sede do grupo lageano fica no Parque João José Theodoro da Costa Neto (Parnamul) no Bairro São Paulo e se diferencia dos escoteiros convencionais pelo cunho ambiental adotado. “Práticas de escotismo ambientais, em trilhas e atividade em locais de preservação ambiental”, salienta a diretora presidente do grupo, Gisiele de Oliveira Piucco, ao lembrar que as atividades acontecem aos sábados das 14h às 16h. O trabalho também visa desenvolver a psicomotrocidade, ética e formação de caráter. “São basicamente as mesmas técnicas usadas, como a montagem de acampamento, só que as fazemos no Parque natural” , explica
Gisiele e seus companheiros captaram membros numa reunião na Escola Professor Pedro Eduardo Amaral no Bairro São Francisco e em palestras no Colégio Militar e está convocando pais voluntários para conhecer o projeto. “Quanto mais membros tivermos melhor”, diz a presidente.
Ela projeta expandir os ramos (subdivisão do grupo) pois há jovens interessados em participar do grupo, e precisam de monitores, a exemplo de adolescentes de 14 a 16 anos, para compor o ramo Sênior; e para o Pioneiros, de 18 anos acima. “O escoteirismo é embasado em Lei e numa promessa conforme estatuto mundial”, assegura. Uma cerimônia na noite de sábado oficializou o Grupo Escoteiros Ambiental Guardiões do Parque, no salão da igreja do Bairro São Francisco.
Escoteiros convencionais
No sábado houve cerimônia de fundação de dois grupos de escoteiros convencionais na Serra Catarinense. Em São José do Cerrito, o grupo Escoteiro Caru e outro em Fraiburgo que recebeu o nome de Grupo Fraiburgo. Em Correia Pinto havia programação para a fundação de outro, mas foi transferida para fevereiro.