Notícias

Lages e Curitibanos agilizam comemorações do bicentenário de Anita Garibaldi

Published

em

Foto: Pablo Gomes/ Prefeitura de Lages/ Divulgação

As cidades de Lages e Curitibanos estão irmanadas em um projeto estadual para resgatar e enaltecer uma das principais personalidades da história de Santa Catarina. Nascida oficialmente em Laguna, ainda que Lages defenda ser a terra natal, no dia 30 de agosto de 1821, a heroína Anita Garibaldi será reverenciada nas comemorações do seu bicentenário.

As duas cidades serranas foram convidadas pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) a integrar o projeto devido à forte ligação histórica com Anita Garibaldi: Lages, como um possível local de nascimento, morada dos pais e outras passagens marcantes; e Curitibanos por ter sediado, no dia 12 de janeiro de 1840, na localidade conhecida como Capão da Mortandade, uma das batalhas mais sangrentas entre farrapos e imperialistas durante a Revolução Farroupilha.

Por determinação dos prefeitos Antonio Ceron, de Lages, e José Antonio Guidi, de Curitibanos; duas comissões municipais foram compostas e unidas em uma só para dar encaminhamento aos projetos.

Entre as principais ações planejadas para 2021 estão a Semana Anita Garibaldi nas escolas, a construção de monumentos em homenagem à heroína e a encenação de uma peça teatral para retratar a batalha do Capão da Mortandade.

Os grupos, liderados pelo superintendente da Fundação Cultural de Lages, Giba Ronconi; e pelo secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Curitibanos, Marcos Aurélio Scapini; conta ainda com as participações do Instituto José Paschoal Baggio; do juiz Silvio Orsatto, de Lages; e do historiador Aldair Goetten, de Curitibanos, ambos entusiastas e pesquisadores da história de Anita.

As comissões se reúnem com frequência e, inclusive, já fizeram visitas ao Capão da Mortandade a fim de planejar a encenação teatral, que será conduzida pela Fundação Cultural de Lages com suporte logístico da Prefeitura de Curitibanos.

Na última semana, esteve em Lages o diretor do Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), Adilcio Cadorin, ex-prefeito de Laguna e um dos principais incentivadores da programação do bicentenário, que deverá contar ainda com as participações da Itália e do Uruguai.

E com a conclusão do projeto nas próximas semanas, Lages e Curitibanos serão incluídas no projeto estadual capitaneado pela Fundação Catarinense de Cultura a fim de dar sequência e colocar em prática as atividades.

“Vimos com alegria e entusiasmo a movimentação de Lages e Curitibanos neste projeto. São duas cidades muito relevantes neste contexto, e o que está sendo preparado é digno da importância da história de Anita Garibaldi nestes locais”, disse Adilcio Cadorin.

clique para comentar

Deixe uma resposta