Conecte-se a nós

Entretenimento

Lageano realiza festival de curtas nos Estados Unidos

Published

em

Lages, 31/05/2010, Correio Lageano

 

Ele viaja pelos Estados Unidos, realizando festival de curtas, e nas “horas vagas” trabalha com bonecos para animação e escultura facial para exposições. Mas sonha em um dia deixar o estilo de vida americano e voltar a tomar chimarrão ao entardecer.


Gio Toninelo é criador e curador do Festival de curta-metragem Gijoefest, que há quatro anos viaja pelos EUA todos os anos, parando nas cidades de New York, Los Angeles, Seattle, Portland, Austin e Denver (onde mora).


O Festival é composto por filmes criados com bonecos Falcon ou Comandos em Ação, que nos EUA se chamam “GI JOE”. “Recebemos 200 filmes por ano de vários países”, afirma Toninelo.
Durante as apresentações ele também administra uma clínica de animação com a Association Internationale du Film d’Animation. “Ensinamos a técnica de stop motion (utilizada nos curtas) para a população que não tem acesso a equipamento de cinema”, comenta.


“Também desenvolvo bonecos e trabalho com escultura facial, usando poliéster líquido e borracha látex. Algumas destas esculturas e bonecos já fizeram parte de exposições aqui no EUA”, reitera o curador que, no próximo mês, roda um novo filme no Estado do Colorado.


O artista nasceu em Lages em 1972, e cresceu no bairro Sagrado Coração de Jesus. “Tenho muitas saudades da minha Princesa Serrana”, diz.


Deixou  Santa Catarina em 1986 e sua última visita a terra natal foi em 2007 e considera que apesar das mudanças Lages ainda mantém o seu charme.  “A maioria de minha família ainda vive e trabalha em Lages, incluindo minha Vó querida, dona Ines Floriani e muitos queridos tios e primos”, divide.
Toninelo fez faculdade de Arquitetura no Brasil e Graphic Design em Nova York. Mora nos Estados Unidos há quase 15 anos. Entre outros projetos que se destacam estão a série da internet chamada www.pondpatrol.com e o filme “Pastrami on Rye”, ganhador de Melhor Animação em dois festivais norte-americanos.


Toninelo ressalta que Lages sempre terá um lugar especial no seu coração. “Em 15 ou 20 anos, espero me ver sentado numa varanda, tomando chimarrão vendo o pôr do sol deste planalto lindo”, finaliza.

foto: divulgação

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: