Segurança

Laboratório de Análise de Água e Efluentes fortalece materialização de provas

Published

em

Foto: IGP/SC/Divulgação

O Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP/SC) iniciou nesta semana, as atividades do Laboratório de Análise de Água e Efluentes (LAAE), incorporado ao Instituto de Criminalística (IC).

As análises feitas pelo laboratório permitirão constatar se um efluente está ou não em conformidade com os parâmetros estabelecidos na legislação, bem como se está provocando poluição no corpo receptor.

Para o IGP de Lages a notícia da nova ferramenta veio em boa hora, sobretudo porque vai atender toda a demanda do Estado e ajudar  nos casos de poluição hídrica.

Em Lages, o órgão possui um perito da área ambiental que atende a Região Serrana e a do Meio-Oeste. Atualmente, estão em análise dois casos de poluição em parceria com a Udesc. O IGP recebe demanda, principalmente, da Polícia Civil e Ministério Público. 

“As análises do laboratório são indispensáveis para verificar os níveis de contaminantes, para que a perícia possa materializar o crime de poluição”, explica o perito criminal João Pedro Pinheiro, que está à frente do laboratório.

Ele ressalta que neste primeiro momento o laboratório irá trabalhar com as seguintes variáveis: oxigênio dissolvido, pH, temperatura, demanda química de oxigênio (DQO), demanda bioquímica de oxigênio (DBO), sólidos totais, sólidos sedimentáveis e turbidez.  

“Essas análises nos permitirão caracterizar fontes de contaminação de origem orgânica, principalmente esgotos sa

Benefícios

As análises do laboratório serão indispensáveis para verificar os níveis de contaminantes, para que a perícia possa materializar o crime de poluição.

Os principais beneficiados serão delegados, promotores e juízes, que contarão com laudos mais robustos para instruir os procedimentos e tomar suas decisões.

De forma geral, toda a sociedade se beneficia, pois os crimes de poluição atingem o meio ambiente, que é considerado um bem de uso comum. Portanto, direta ou indiretamente, toda a sociedade é prejudicada por este tipo de crime.

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com