Política

Justiça Eleitoral atende somente por agendamento

Published

em

Justiça Eleitoral fica na Avenida Belisário Ramos ao anexo ao Fórum Nereu Ramos Foto: Bega Godóy 

Para evitar aglomeração de pessoas por conta do coronavírus, o chefe da 21ª zona eleitoral, Gilmar Duarte, informou que a partir do mês de março, o cartório eleitoral de Lages está fazendo atendimento exclusivamente por agendamento, que pode ser feito pelo site do TRE/SC  www.tre-sc.jus.br ou pelo 0800-6473888.

Onde o leitor pode escolher a data e o horário para ser atendido. É uma providência para dar celeridade ao atendimento dirigido apenas para os procedimentos essenciais: como transferência de título ou alistamento eleitoral (novo título)) e também para as pessoas que tenham alguma pendência com a Justiça Eleitoral.

Quanto a biometria, para o eleitor que vota em Lages e em Correia Pinto, a recomendação é que faça o processo ano que vem, pois nas eleições municipais de 4 de outubro, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do País, conseguirá votar com o título de eleitor e um documento com foto.

No entanto, o eleitor que teve o título cancelado em cidades cujo processo de biometria se encerrou (Painel, Otacílio Costa, Bocaina do Sul, Capão Alto, São José do Cerrito e Palmeira) tem até o dia 6 de maio para regularizar o documento. Precisa fazer o agendamento.

“Esse fato novo em relação ao coronavírus exige adoção de cautela, porque nos últimos dias a tendência é que a procura aumente e temos que preservar a saúde, tanto dos nossos servidores, como dos usuários dos nossos serviços, evitando esses ambientes com muitas pessoas. Pedimos ao eleitor que só venha à Justiça Eleitoral se for indispensável ”, explica.   

A adoção de nova política diferenciada de atendimento, segundo Gilmar, busca dar mais comodidade para o eleitor e também é uma forma de organizar melhor o trabalho dos servidores, com atendimento exclusivamente por agendamento.

O foco é o eleitor de forma geral, salvo os eleitores que têm direito de preferência por força de Lei: idosos, pessoa com deficiência, gestantes e lactante. Esses não precisam agendar, porém vão ter que se submeter a espera em relação ao agendado. O agendado sempre terá preferência para ser atendido.

“Temos capacidade de atendimento de 180 pessoas por dia e a tendência é reduzir (o número) nesse período, em decorrência desse ambiente de coronavírus, no qual o país está vivendo”, assegura.  

Mudança de endereço de votação

Quem votava no Serrano Tênis Clube, passará a votar na Escola Cora Batalha da Silveira, no Bairro Caravággio. A mudança foi necessária porque a escola possui melhor estrutura para a instalação das seções eleitorais.

Caso o eleitor não queira votar na escola, terá que comparecer ao cartório eleitoral a fim de providenciar a transferência para outro local de sua preferência. Não adotando essa providência, no dia da eleição, todos os eleitores que votavam no Serrano Tênis Clube deverão se dirigir à Escola Cora Batalha da Silveira para exercerem o seu direito de voto.

2,4 milhões de títulos cancelados 

No ano passado, 2,4 milhões de títulos foram cancelados, porque os eleitores deixaram de votar e justificar a ausência por três eleições seguidas. Para a Justiça Eleitoral, cada turno equivale a uma eleição.

A situação de cada eleitor pode ser verificada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O primeiro turno será realizado no dia 4 de outubro. Se necessário, o segundo turno será no dia 25 do mesmo mês. Cerca de 146 milhões de eleitores estarão aptos a votar em todo o Brasil. 

Documentação para pedidos 

1 – Documento de identidade com foto

2 – Comprovante de residência em nome do titular ou de parente (pode ser fatura de cartão e afins, que conste o nome e o endereço ) 

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com