Conecte-se a nós

Esportes

Jogos acirrados na primeira rodada do Jocolzinho

Published

em

Figueirinha (uniforme preto e branco) enfrentou o time da Rosinha e venceu por 5 a 1, na manhã deste domingo, no campo da Cidade Alta, pela primeira rodada do Jocolzinho. Crédito: Gislaine Couto

A primeira rodada do Jocolzinho teve início neste final de semana, com jogos no sábado o dia todo e no domingo de manhã. São doze equipes na disputa, divididas em três chaves de quatro times. No próximo final de semana acontece a segunda rodada, no campo do Cidade Alta.

O Jocolzinho faz parte dos Jogos Comunitários de Lages (Jocol) e envolve atletas de 14 a 17 anos, que têm o esporte como lazer e também como atividade educacional, que disciplina e prepara para vivências extra-campo. Um exemplo é a treinadora Rosinha Santos, que mantém um time no Jocolzinho.

Ela tem um projeto social, desde 2010, no bairro Habitação, a Escolinha da Rosinha, onde treinam meninos e meninas no futebol de campo e também futsal. Ela conta com ajuda da Fundação Municipal de Esportes. Rosinha relata que tem uma grande paixão pelo futebol e sobretudo por poder ensinar aos meninos, desde cedo, noções de cidadania. As aulas não se resumem à parte técnica do futebol, mas também, ajuda as crianças a saírem de situações de vulnerabilidade social. Ela treina cerca de 120 alunos, meninos e meninas, de 5 a 17 anos de idade. Os treinos são no Campo Beira-Raia, na Habitação, e os jogos de salão, são no Ginásio do Colégio Industrial. Os alunos atendidos são dos bairros Habitação, Várzea, Popular, Divina Providência, Universitário, Caça e Tiro e Morro Grande.

Rosinha encontra vários obstáculos para manter a escolinha, como a falta de material, a exemplo de chuteiras e luva de goleiro. No entanto, sempre busca parcerias e patrocínio para poder manter os meninos nas disputas. A treinadora relata que busca mais que o resultado em campo, que o principal, em sua avaliação, é a parte psicológica dos atletas, que treinam por lazer e assim se desenvolvem como cidadãos.

Ela encara os jogos como um momento de descontração e diversão para os meninos, e certamente também alia o treino com os conceitos do esporte. A participação na escolinha é gratuita, mas é requisito que os atletas estejam frequentando a escola e com boas notas.

Neste domingo, seu time enfrentou o Figueirinha e perdeu de 5 a 1. Ela avalia que a partida foi perdida no primeiro tempo, pois no segundo, mexeu no time, mudou as posições e conseguiram marcar um gol e segurar o placar que foi construído no primeiro tempo.

 

Resultados

Sábado

Layos Habitação 3 x 0 Verona

AD Vila Comboni 6 x 3 LDU / Escolinha do Bastião

ADSL Botafogo W x O Escolinha de Futebol MB

Domingo

Juvenil Bloco 2 x Associação Barra Azul

Clube Atlético Pereá 3 x 0 Layons Habitação Jr

Figueirinha FC 5 x 1 CRC Habitação/ Escolinha da Rosinha

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: