Geral

Já pensou em saber quanto de imposto está pagando?

Published

em

Adriano, coordenador da CDL Jovem - Foto: Andressa Ramos

Você vai ao supermercado compra leite, trigo e algumas bolachas. Ao sair dali, dirige até encontrar um posto de gasolina e abastece o carro. Você pode não perceber, mas essa cena está recheada de impostos.

A carga tributária está presente no nosso dia a dia, desde a roupa que vestimos até os alimentos. Mas muita gente não tem a consciência de quanto está pagando de impostos e para onde todo esse dinheiro está indo.

E é justamente para alertar a população e reforçar a destinação correta do dinheiro que surgiu o Dia Livre de Impostos. A campanha é uma forma de manifestar a insatisfação do brasileiro com a tributação abusiva que limita o poder de consumo da população, além de servir de freio para o crescimento econômico do país.

De acordo com o coordenador da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Jovem, Adriano Alves de Almeida, um dos objetivos é que as empresas informem o valor real de compras, assim, as pessoas saberão quanto estão pagando. Com a população consciente sobre o valor dos imposto pagos, pode procurar alternativas para cobrar do poder público o retorno efetivo em saúde, educação e saneamento básico.

E, como forma de materializar essa conscientização, todos os lojistas participantes da campanha comercializam produtos ou serviços isentos de impostos, arcando eles mesmos, nesse dia, com os impostos descontados.

Para se ter uma noção, em um ranking de 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada imposto. E está em último como país que melhor retorna o dinheiro para a população. O brasileiro trabalha em média 153 dias (cinco meses) por ano só para pagar impostos. Apenas nos setores de maquiagem e eletrônicos as cargas tributárias são de 58% e 43%, respectivamente. Adriano ressalta que essa é a primeira ação da CDL Jovem na gestão 2019/2020.

O Impostossauro

É o personagem utilizado na campanha para representar o impacto negativo dos impostos sobre o poder de consumo do consumidor e o crescimento econômico do país. Ultrapassado e agressivo, ele é capaz de devorar nosso dinheiro em uma só mordida. Ele é o vilão da nossa história. E é por isso que, no Dia Livre de Impostos, vamos prendê-lo bem longe, onde não vai poder aterrorizar ninguém.

Programação

27/5, 19 horas – Painel com lideranças na Uniplac

30/5, dia todo – Tenda na Praça do Calçadão Túlio Fiúza de Carvalho, no Centro de Lages, Apitaço e o Dia Livre de Impostos

clique para comentar

Deixe uma resposta