Geral

Confirmado caso de gripe H1N1 em Lages

Published

em

Foto: ArquivoCL

A Gerência Regional de Saúde confirmou um caso de Influenza A com subtipagem H1N1, em Lages. Trata-se do caso de uma mulher, de 50 anos, que está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Tereza Ramos. Ela integra o grupo considerado de risco e prioritário para imunização, pois é portadora de doenças crônicas. O gerente regional de Saúde, Aloísio Piroli, explica que o subtipo do vírus H1N1 foi confirmado após análises de amostra feita pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen/SC).

Piroli reforça a importância de a comunidade aderir à campanha de imunização que segue até o dia 31 deste mês. A expectativa do Ministério da Saúde para a Regional de Lages é imunizar 101.597 pessoas que fazem parte do grupo prioritário da campanha. O índice de vacinação contra a gripe ainda é muito baixo na Serra Catarinense. “A imunização é a única forma segura que existes de se proteger contra as doenças,” afirma.

A baixa procura pela vacina contra a influenza é preocupante. Faltando três semanas para o término da campanha de vacinação, estima-se que apenas 40% do público prioritário tenham se imunizado.  

Grupo prioritário

Gestantes, puérperas, crianças maiores de seis meses e menores de seis anos, idosos, professores, trabalhadores da saúde povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, além e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e os funcionários do sistema prisional.

Onde se vacinar

As doses são gratuitas e estarão disponíveis na Vigilância Epidemiológica e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de cada bairro. O horário de atendimento na Vigilância Epidemiológica é das 8h às 12h e das 14h às 18h. Nas unidades de saúde, será das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h.

clique para comentar

Deixe uma resposta