Economia e Negócios

Investir de forma diversificada é o melhor caminho

Published

em

Escolher formas diferentes de investir é a melhor solução para lucrar - Foto: Susana Küster

Com a redução da taxa básica de juros, a Selic, para o nível mais baixo da série histórica (6%), aliado à retomada da economia com a valorização do Ibovespa, principal índice de ações da bolsa de valores brasileira, o número de investidores aumentou, bem como as opções mais seguras para aplicar o dinheiro extra.

Para Lucas Vidigal, diretor da Scopo Finanças Pessoais, empresa especializada em planejamento financeiro pessoal e familiar, um dos principais erros dos investidores é não diversificar.

“Manter uma carteira de investimentos muito concentrada aumenta a vulnerabilidade. O ideal é buscar alternativas entre títulos de renda fixa, ações e fundos, de acordo com o perfil de risco e com os objetivos do investidor”, recomenda.

O especialista explica que cada investidor tem um perfil. Pessoas com mais idade, que já têm uma renda fixa, como aposentadoria, ele alerta que devem investir de 3% a 5% dos recursos em ações, o restante colocar em conta fixa. “Já um jovem que está iniciando sua carreira, pode investir de 20% a 30% do patrimônio em ações, pois se tiver perdas, terá tempo para recuperar.”

Ele fala sobre os investimentos em bancos digitais e outras formas de aplicar o dinheiro, que podem trazer insegurança. “Há bancos digitais seguros. Recomendo ao investidor ficar dentro do limite do fundo garantidor de crédito, que funciona como uma espécie de seguro para o caso de a instituição financeira quebrar. E todos os bancos possuem, do menor ao maior.” 

O especialista considera como investimento de alto risco, a bolsa de valores. “É importante escolher empresas prósperas para investir ou definir um fundo que gerenciará a sua carteira de ações, o que é recomendado para pessoas sem conhecimento sobre a bolsa de valores, mas que querem se arriscar mais.”

Ele frisa que é bom lembrar que a bolsa oscila, há semanas que os índices caem e em outras, sobem. Tem que estar ciente que é um investimento a longo prazo em empresas, que pode demorar para ter o crescimento desejado, conta o especialista.

“Recomendo ao investidor, ficar sempre dentro do limite do fundo garantidor de crédito.”

Criptomoeda

Sobre investir em criptomoeda, ele considera um ativo muito volátil, pois em um mesmo dia, sobe e cai várias vezes. Vidigal acha interessante esse modo de lucrar, porém considera importante, a pessoa saber o que significa criptomoeda e como funciona.

“Acho perigoso ler uma notícia sobre os bons pontos em investir neste modelo ou conhecer alguém que conseguiu lucrar e, escolher este caminho sem saber onde está se metendo.”

O especialista recomenda que as decisões sejam embasadas em dados quanto à qualidade e confiabilidade do investimento, e não por sentimentos momentâneos ou pela tentativa de acertar o ponto certo.

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com