Conecte-se a nós

Negócios

Intercâmbio cultural

Published

em

Lages, 22/06/2010, Correio Lageano / Epagri/Lages

 

 

Técnicos da Epagri da Serra Catarinense visitaram a região de Joaçaba para conhecer o Projeto Tranças da Terra, que consolida o artesanato local.

 


A tradição cultural dos imigrantes italianos e alemães que povoam a região do vale do Rio do Peixe em cultivar trigo, e a implantação dos moinhos de farinha para o sustento familiar, vem desde os seus antepassados nos países de origem, até os dias atuais.

 

Associada à atividade, o “Projeto Tranças da Terra” resgatou um antigo ofício com o objetivo de geração de emprego e renda para os habitantes locais, que é o artesanato com palha de trigo. Várias instituições investem para que trabalhos manuais produzam um artesanato de referência local.

 

Os produtos produzidos com a palha de trigo visam consolidar o artesanato local, firmando uma identidade com a colonização. A confecção de sacolas, cestas, suportes de panelas, chapéus, luminárias, artigos para uso e decoração, são produzidos de forma sustentável.

 


Técnicos da Epagri que trabalham com o projeto do vime da Serra Catarinense visitaram Joaçaba para conhecer o projeto Tranças da Terra. O objetivo principal foi a verificação “in loco” sobre a forma de organização e as estratégias adotadas para o desenvolvimento do projeto, da produção da matéria prima da lavoura à comercialização do artesanato feito com a palha de trigo.

 

As informações colhidas pelos técnicos serão analisadas e a intenção é discutir com a sociedade local (produtores, artesãos, entidades representativas da classe e as lideranças constituídas) a possibilidade de elaboração de um projeto que beneficie os produtores e artesãos que trabalham com vime na Serra Catarinense, gerando emprego e renda.

 

Na Serra, cerca de 1400 agricultores familiares trabalham com a produção de matéria prima e menos de 10% se transforma em peças artesanais localmente, deixando-se de agregar valor ao produto.

 

Foto: Epagri/divulgação

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: