Geral

Índices de criminalidade em queda no Estado

Published

em

Policiais aparelhados e mais estimulados - Foto: Júlio Cavalheiro/ Secom/ Divulgação

Enquanto nos anos anteriores houve alta no número de homicídios e roubos em todo o Estado, 2018 apresenta reduções significativas nesses mesmos dois indicadores. Até 19 novembro, na comparação com o mesmo período do ano anterior, a queda no número de homicídios foi de 19,8%, e a diminuição dos roubos chega a 33%. Os latrocínios — roubos seguidos de morte — tiveram redução de 32%.

O secretário de Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, é o responsável pelas táticas que levaram à melhora dos índices. Ao assumir, fez planejamento com base no cenário da época e no panorama com o qual gostaria de trabalhar no fim do ano.

“Cada um faz parte de um conjunto que busca determinados resultados. É isso que temos alcançado com esses índices de sucesso”, diz o secretário. O maior estímulo à inteligência possibilitou às forças de segurança realizar operações mais certeiras, com alvos específicos e prisões mais qualificadas, como a de grandes fornecedores de drogas e apreensão de armas pesadas que cresceu e muito em função da estratégia utilizada.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Araújo Gomes, afirma que as forças de segurança passaram a focar essencialmente em três indicadores – mortes violentas, roubos e furtos -, o que permitiu que a atuação se tornasse mais efetiva.

“Nós subimos o olhar da gestão e passamos a tratar a Polícia Militar como uma força estadualizada, fazendo grandes movimentações de tropa para a realização de operações onde eram mais necessárias, segundo os indicadores”, diz o coronel.

Para o delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Ghizoni, a integração das forças teve papel de destaque para que os resultados fossem alcançados. Ele lembra que foram feitas operações com a prisão de mais de 100 pessoas. “O foco principal é mostrar para a sociedade que aquele que comete o crime tenha a sua responsabilização.

Estratégia para o futuro

Embora o resultado ao longo de 2018 venha sendo efetivo, a SSP também pensa em estratégias de longo prazo para uma queda contínua dos indicadores de violência. Com isso em mente, foi elaborado o Plano Estadual de Segurança, com políticas até o ano de 2028. Na opinião do secretário Alceu de Oliveira Pinto Júnior, trata-se de um guia para os futuros gestores da pasta.

“Essas estratégias continuadas, que já dão resultado nesse período de governo, poderão ser replicadas nos anos seguintes, diminuindo ainda mais os índices e mantendo os outros em patamares aceitáveis”, afirma.

Policiais  de Lages contribuem para a redução

Um relatório feito pelo 6º Batalhão de Polícia Militar, responsável pelo policiamento de 21 municípios da Serra Catarinense, aponta que, entre os meses de agosto e setembro, houve redução significativa do número de furtos na região.

Na análise de furtos em geral, a queda chegou a 20%. O resultado é fruto de um trabalho intenso da PM nos últimos meses com a finalidade de diminuir os indicadores de criminalidade, principalmente, furtos e roubos.

A Polícia Militar prendeu três criminosos especialistas neste tipo de crime. No período analisado e na soma dos delitos, somente eles cometeram 36 furtos. Em agosto, foram registradas 135 ocorrências; em setembro, 108. O furto a residências está em primeiro lugar, seguido de furto em comércio e propriedade rural, e pessoas nas ruas.

Na análise isolada, o furto de veículos foi o que mais registrou queda, 70%. Em agosto, por exemplo, foram furtados 20 veículos. Destes, 18 voltaram para seus proprietários. Em setembro, dos seis carros furtados, quatro foram devolvidos.

clique para comentar

Deixe uma resposta