Geral
Igrejas se organizam para atividades com público
Após autorização do Governo do Estado, as igrejas e templos religiosos se organizam para reabrir ao público. Estes locais permaneceram fechados por mais de um mês por causa da quarentena pela Covid-19, causada pelo novo coronavírus.
Para voltarem a funcionar, no entanto, eles precisam cumprir uma série de normas de prevenção. A liberação das atividades religiosas foi feita na última segunda-feira (20) pelo governador Carlos Moisés, via Decreto Nº 254.
Para voltarem a funcionar, as igrejas e templos precisam operar com, no máximo, 30% de sua capacidade, e os fiéis devem seguir regras de ocupação do espaço físico.
Além disso, todas as pessoas devem usar máscara, e os estabelecimentos devem disponibilizar álcool em gel para o público.
Em Lages, líderes religiosos se movimentam para o reinício das atividades. A Igreja Evangélica Quadrangular, segundo o pastor Marcelo Soares, representante regional da entidade, está orientando seus membros sobre as regras da portaria que precisam ser cumpridas.
Ele afirmou que instituição vai seguir rigorosamente todas as recomendações e regras de prevenção contra o coronavírus.
“Temos um grupo de colaboradores que trabalha de maneira voluntária. São eles que vão ajudar a organizar a igreja para receber as pessoas”, declarou Marcelo.
Segundo ele, como a portaria do governo limita a quantidade de pessoas dentro da igreja, “vamos aumentar a quantidade de cultos durante o dia para que todos os membros tenham oportunidade de participar das atividades”. Em toda a região, a Igreja Evangélica Quadrangular possui cerca de 5 mil fiéis.
O pastor Oclair Santos, da Igreja Deus é Amor, declarou que a entidade ainda está estudando a portaria do governo para definir como vai funcionar.
O que ele deixou claro, no entanto, é que as igrejas da rede vão atender a todas as regras de prevenção do coronavírus durante suas atividades religiosas com a presença do público.
O bispo de Lages, Dom Guilherme Werlang, informou que apesar da autorização do Governo do Estado, os fiéis católicos de Lages permanecerão por mais algum tempo sem frequentar missas e reuniões, ao menos até o dia 3 de maio, quando nova avaliação será feita.
Em videoconferência do Gabinete Emergencial de Acompanhamento e Prevenção ao Coronavírus, na manhã de terça, dia seguinte ao anúncio do governador, o bispo de Lages já havia antecipado a preocupação, principalmente pelo fato de boa parte dos fiéis e padres, inclusive ele, terem mais de 60 anos de idade e estarem no grupo de risco.
Confira algumas regras para as igrejas e templos religiosos
– A lotação máxima autorizada será de 30% da capacidade da igreja ou do templo
– Os lugares de assento deverão ser disponibilizados de forma alternada entre as fileiras de bancos, devendo estar bloqueados de forma física aqueles que não puderem ser ocupados
– Deve ser assegurado que todas as pessoas que entrem nos locais estejam usando máscara e higienizem as mãos com álcool gel 70%
– O atendimento aos integrantes dos grupos de risco como idosos (acima de 60 anos), hipertensos, diabéticos e gestantes deverá ser realizado exclusivamente em domicílio
– Os atendimentos individuais deverão ser agendados
– Os locais devem disponibilizar álcool gel para uso das pessoas
– Todos os fiéis e colaboradores deverão usar máscaras de tecido durante todo o período em que estiverem no interior do templo religioso ou da igreja
– Nos cultos em que houver a celebração de ceia, com partilha de pão e vinho, ou celebração de comunhão, os elementos somente poderão ser partilhados se estiverem pré-embalados para uso pessoal
– O responsável pelo templo deve orientar aos frequentadores que não poderão participar dos cultos, missas e liturgias caso apresentem sintomas de resfriados ou gripe
gate.io
03/02/2023 at 18:21
Appreciate you sharing, great blog article.Really looking forward to read more. Keep writing.Thanks again for the blog article. Really looking forward to read more. Awesome.Hello again, John, and thank you for the very kind words. That era and its place in my life made a big impression on me, as did so many of the people I met along the way who taught me so much. It was remarkable to be part of it and I wanted to use my modest writing skills to get in down on paper – to honor those people and to make a view of it available to anyone who came along later and was curious about that scene. I thought like you it might have a place in Colorado history, but media and bookstores there haven’t shown much interest. Still, feedback like yours makes me very happy that I wrote it. Lots to say about the Freeform Radio Archive, too, so let me know when you’d like to hear it. Cheers and rock 2023!Greetings! Very helpful advice within this article!It’s the little changes which will make the most important changes.Many thanks for sharing!