Geral

Igreja das comunidades do interior inspira fotógrafo

Published

em

A exposição “Capela”, realizada por Jary André Carneiro Junior, pode ser acompanhada no Centro Cultural Vidal Ramos, em Lages. As fotos expostas são em preto e branco, e o fotógrafo conta que a escolha foi para dar um charme dramático que faz as pessoas se prenderem aos detalhes e formas da imagem.  

A mostra tem por objetivo expor as igrejas das comunidades de Índios, Lambedor, Macacos, Três Árvores, Pessegueiros, Cadeado, todas localizadas entre os municípios de Lages, Palmeira e Bocaina do Sul. “Nas comunidades, as capelas geralmente são ponto de encontro, que além de referências de localização, fazem parte da identidade daquele local,” explica o fotógrafo.

A ideia surgiu após uma conversa com seu amigo, Robson Andrade, durante uma oficina de fotografia que estava acontecendo na Pousada Rural Sesc em Lages.  “Queríamos de alguma forma poder mostrá-las, e a possibilidade séria de fotografar, a princípio, as igrejas e capelas, pois são símbolos de referência destas comunidades,” explica Jary.

Utilizando técnicas básicas de fotografia, como observar, mentalizar a imagem e, por meio da câmera fazer o registro. A exposição conta, também, com fotos de  Aryana Valcanaia, Bruno Duarte e Eriel Andrade. A seleção e a edição das imagens é de Jary. “Convidamos algumas pessoas que participaram das oficinas do Sesc para fazer também os registros fotográficos e essas saídas intitulamos de ‘Via Sacra Fotográfica’, então, ajudei com a curadoria, com auxílio do Robson, e acabou resultando na exposição ‘Capelas’”.

Sobre o fotógrafo

Com 38 anos, além de fotógrafo é Técnico Administrativo na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac); sócio-fundador da Coração Delator Filmes, na qual trabalha com produção independente de curta-metragem; faz fotografia imobiliária e é baixista da banda Cártamo. Gosta de fotografar sua filha Isabella e também arquitetura e interiores, shows, espetáculos e still de cinema.

 

A exposição

Local: Centro Cultural Vidal Ramos / Lages – SC

Data: A exposição ficará aberto ao público até o fim do mês de abril.

Entrada Gratuita.

clique para comentar

Deixe uma resposta