Geral

Idosos se animam com concerto social

Published

em

Foto: Susana Küster

O silêncio do Lar Menino Deus foi quebrado com os sons do violino e violoncelo terça-feira (23) de tarde. Os idosos esperavam ansiosamente pela chegada dos músicos, que foi anunciada logo cedo. Olhares atentos e alguns sorrisos deram um toque especial para a apresentação.

Houve até quem aproveitou o concerto social, uma das atrações do Festival Internacional Música na Serra para namorar. O casal de idosos, Maria Josil Branco, 75 anos e Antônio Souza, 70 anos, ficaram de mãos dadas para assistir ao espetáculo.

Maria gosta de música clássica, diz que lembra da época da juventude, quando saía para dançar. Já, Antônio gosta do som porque diz que reflete sobre a vida. A música os faz lembrar as memórias antigas e traz saudade. Há cerca de um ano no asilo, ele lembra que seus parentes o visitaram somente uma vez. “Eles moram longe, lá em Capão Alto”. Maria aproveita para ressaltar que o casal é companheiro um do outro e são muito amigos.

Eles estavam atentos ao concerto, mas houve também quem aproveitou para relaxar e tirar uma soneca. Outros idosos mais animados, deram risadas e mexiam as mãos e pés, quando o ritmo das canções ficava mais frenético. Uma funcionária precisou falar com uma senhora, que dava risadas altas, contagiando quem estava próximo dela.

Não foi somente a rotina deles que mudou com o concerto social, mas também dos funcionários. Algumas enfermeiras deram uma passada, no meio de um compromisso e outro. Da janela da cozinha, algumas mulheres olhavam atentas a performance dos músicos que vieram de longe, dois de São Paulo, uma do Rio de Janeiro e outro veio aqui de Santa Catarina mesmo.

A coordenadora do asilo, Ione Teresinha da Silva, conta que para os idosos, ter um evento diferente anima a rotina. “Para quem pode caminhar, todos os dias eles possuem atividades, têm passeios no centro de convivência e em outros locais. Mas, a música mexe com eles. É o terceiro ano de apresentações do festival aqui e eles amam, viajam”.

clique para comentar

Deixe uma resposta