Geral

Gasoduto já está instalado e pronto para operar

Published

em

Foto: Bega Godoy/ArquivoCL

18,3 quilômetros de rede de transporte de gás natural já foram implantados em Lages, pela SCGás. A obra está em fase de finalização, tapando os buracos abertos para possibilitar a instalação. A empresa já tem estudo finalizado para estender esta rede em 10 quilômetros para atendimento de duas indústrias que vão agregar 240 mil m³/mês de gás natural. 

O investimento para esta etapa foi de R$ 12 milhões, e foram instaladas 12 válvulas de bloqueio em aço e 14 em polietileno, além de mais 17 válvulas para espera de clientes. A projeção de mercado potencial é de dois postos de combustível (que consumirão 3 mil m³/dia), 61 estabelecimentos comerciais e 14 condomínios (30 mil m³/mês), e 3 indústrias da região (cerca de 24 mil m³/mês).

Todos estes potenciais clientes terão acesso a um combustível mais econômico, pois, segundo o órgão, Santa Catarina tem a tarifa de gás natural mais competitiva do Brasil. Além de o gás ser um produto limpo, se comparado aos outros tipos de combustíveis. O gasoduto do município é inspirado no modelo de atendimento de gás natural utilizado em diversas regiões de Portugal e em modelos implantados no Rio de Janeiro. 

O Projeto da Rede Local de Lages tem como objetivo antecipar a oferta de gás natural ao município. O abastecimento será feito por GNC (gás natural comprimido) ou GNL (gás natural liquefeito). Para a efetiva operação da rede, há necessidade de contratação desse serviço logístico que está em fase final de definição de escopo junto à Gerência de Operações da SCGÁS, para posterior licitação.

A chegada do gás natural a Lages oferecerá ao município uma energia limpa e competitiva. O Gás Natural Comprimido (GNC) chegará de caminhão aos Quadros Reguladores de Pressão, fazendo com que a descarga chegue à linha interna da SCGÁS à pressão de trabalho requerida e estável. A operacionalização da rede estruturante de gás será da seguinte forma: o gás será trazido de modo comprimido, em caminhões, que descarregarão o produto na rede e o custo será dividido entre os beneficiados.

A SCGÁS tem investido na interiorização do gás natural através do Projeto Serra. Hoje, Rio do Sul é o único município mais a oeste de Santa Catarina que possui oferta de gás canalizado. O gasoduto que vem da Bolívia passa pelo Litoral Catarinense e isso ajudou a desenvolver economicamente a região.

clique para comentar

Deixe uma resposta