Economia e Negócios
Funcionários dos Correios fazem alerta contra a privatização
Lages, 26/05/2010, Correio Lageano
A fim de alertar para as dificuldades que encontram no trabalho e do risco de privatização, os funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, realizaram ontem um dia de alerta, com a distribuição de uma carta aberta à população.
No manifesto eles descrevem a intenção do governo federal de encaminhar para o Congresso Nacional a proposta de transformar os Correios numa Sociedade Anônima (SA). “Este é o primeiro passo para a total privatização dos Correios e não podemos deixar que isto ocorra”, comentou o membro do sindicato dos Trabalhadores dos Correios em Santa Catarina, Anildo José dos Santos.
Os sindicalistas denunciam que de maneira proposital, a direção da estatal vem promovendo ações que visam deixar os trabalhos executados pela empresa precários. “Uma das táticas usadas para justificar a entrega do patrimônio público à iniciativa privada, que só pensa no lucro, é sucatear a empresa”, diz o manifesto.
Outra denúncia feita na carta aberta à população é que atualmente existe a carência de cerca de 20 mil funcionários para poder atender a demanda de serviços existentes. Só que ao invés de contratar, o governo anunciou a demissão de seis mil trabalhadores dos Correios, por intermédio de seu Plano de Demissão Voluntária, fato que agravou ainda mais a sobrecarga de trabalho, para os que permaneceram na empresa. “Estão enrolando para abrir um concurso público”.
foto:Luiz Augusto