Geral

Fina neve caiu na madrugada, em São Joaquim

Published

em

Apesar de não ter muita intensidade, a previsão de neve em São Joaquim se cumpriu. Era por volta da meia-noite quando os primeiros flocos da fina neve apareceram nos arredores do município. No Centro, poucas horas depois uma fina camada se formou. O engenheiro agrônomo da Climaterra, Ronaldo Coutinho, definiu o fenômeno como “garoa de neve”, devido à sua espessura.

Mesmo sem neve espessa, o frio foi bastante intenso nesta madrugada. A mínima registrada na região, segundo a Climaterra, foi de 6,1ºC negativos, no Morro das Torres, em Urubici. Nesta noite, cerca de 500 pessoas passaram pela Casa do Turista, em São Joaquim, que ficou aberta durante toda a madrugada. O espaço permanecerá aberto na madrugada de domingo para receber os turistas, oferecendo chá, café e lareira, para que se aqueçam.

Por volta das 7 horas de sábado, o céu ainda estava fechado e o termômetro da Praça João Ribeiro marcava 3ºC negativos. Valdir Lofy, 56 anos, e a esposa, Rosanete da Silva Lofy, 49, passaram duas noites em seu camper, em frente a Igreja Matriz, na esperança de ver a neve, mas ela foi tão fina, que eles não viram.

“Estamos um pouco aborrecidos porque dormimos pouco nestas noites, mas foi ótimo sentir de perto este frio”, diz Valdir. “Foi uma experiência incrível”, relata Rosanete. O casal é de Joinville e nunca tinha vindo para a Serra Catarinense no período de frio.

Por volta das 8 horas, os turistas já se aglomeravam na Praça Cesário Amarante, para fotografar a árvore que congela. Na manhã deste sábado o tempo começou a ter uma leve melhora. Próximo às 9 horas o sol apareceu e, segundo a Coutinho, a previsão de neve se dissipou. “Agora podemos esperar uma monstruosa geada”, afirma.

Hoje a máxima na Serra Catarinense deve ficar entre 5ºC e 8ºC e a previsão para a madrugada de domingo é de até 12ºC negativos na região.

Este slideshow necessita de JavaScript.

clique para comentar

Deixe uma resposta