Geral

Fim de semana será de sol e chuva na Serra Catarinense

Published

em

A imagem mostra bem o que pode ser o fim de semana na Serra / Foto: Mauro Maciel / Arquivo CL

Após uma semana ensolarada na Serra Catarinense, a chuva deve aparecer apenas no domingo (30), mas até lá o sol segue predominando. Conforme a previsão da Epagri/Ciram, sábado (28) será de sol com aumento de nuvens em todo o estado de Santa Catarina. Em Lages, a temperatura mínima, que acontece durante ao amanhecer, será de 15°C, e máxima 26°C. Nas regiões altas da Serra, a mínima está prevista para 9°C. 

A chuva deve aparecer no domingo (28) no Estado. Em Lages o dia será de tempo instável com muita nebulosidade e chuva fraca isolada. Temperatura mínima está prevista para 15°C e a máxima deve ficar entre os 25°C e 26°C. 

O engenheiro agrônomo da Estação Meteorológica Climaterra, Ronaldo Coutinho, explica que a chuva prevista para este domingo não será o suficiente para resolver o problema de estiagem na região. “Se tiver alguma chuva durante o sábado à noite será de uma forma muito isolada. Essa chuva que está prevista não resolve nem de longe o problema da estiagem. Para resolver o problema das secas, apenas um período longo de chuva, que não é o nosso caso.” 

Coutinho ressalta, para que as pessoas economizem água e evitem queimadas. “As pessoas devem aproveitar a quarentena para limpar o terreno da casa, mas sem fazer queimadas.” 

A segunda-feira (30), será de sol e pancadas de chuva durante a noite em Lages. Temperatura mínima de 15°C e máxima de 27°C. A semana será de manhãs geladas e tardes com temperaturas amenas.  “Final da semana que vem, existe a possibilidade de termos um frio”, comenta Coutinho. 

 

Deficit de chuva superou os 100 mm no mês de março

A Epagri/Ciram, que é um centro de recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina, esclarece que a previsão do tempo durante a quarentena é sem possibilidade de chuva. Uma massa de ar seco e quente predomina em Santa Catarina em grande parte dos dias, inibindo a formação de chuva e ocasionando umidade do ar muito baixa com temperatura elevada. Essa condição de tempo segue nos próximos dias. Por isso, é importante o uso consciente da água no Estado.

Há um indicativo de mudança do tempo no início de abril, quando a passagem de uma frente fria pode trazer chuva mais significativa para SC.

O mês de março vai chegando ao final com chuva abaixo da média em Santa Catarina (SC) e anomalias negativas de mais de 100 mm. Até o momento, no Oeste e parte do Meio-Oeste do Estado, os baixos volumes de chuva resultaram em anomalias negativas (quantidade de chuva que deixou de ocorrer) entre -100 mm e -150 mm. Nas áreas do centro ao litoral, essas anomalias negativas ficaram entre -150 mm e -200 mm.

Na maior parte das regiões, o total de chuva registrada foi inferior a 50 mm. Em uma extensa área entre o Planalto Norte e Planalto Sul, incluindo o Alto Vale, o total de chuva foi ainda menor, abaixo de 25 mm. Os maiores totais de precipitação, acima de 75 mm, ficaram restritos à região nordeste do Estado, em Joinville e áreas vizinhas.

 

Tendência de 1 a 10 de abril 

Nos dias 2, manhã do dia 3, 5 e entre os dias 8 e 9 de abril, deve chover devido ao deslocamento de duas frentes frias, porém os volumes de chuva não serão significativos. Na maior parte do período a nebulosidade será variável e a chuva mal distribuída. Entre os dias 4 e 7/04 uma massa de ar mais seco e frio deixa o tempo firme com sol e algumas nuvens, com diminuição pouco significativa na temperatura em todas as regiões de Santa Catarina.

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com