Geral

Fim de semana será com clima típico de verão

Published

em

Foto: Jordana Boscato

Os serranos terão um fim de semana com predomínio do sol, mas em função do calor podem ocorrer temporais típicos desta época do ano. A previsão é do engenheiro agrônomo, Ronaldo Coutinho do Prado.

Mal distribuídas, as chuvas devem acontecer a partir da tarde de sábado, podendo ser de grande intensidade em um local e sequer afetar outro ponto da cidade. Essa tendência permanece até terça-feira. 

Nas madrugadas e manhãs, as temperaturas permanecem amenas na Serra Catarinense. Em alguns municípios podem ficar abaixo dos 10°C, exigindo o uso de agasalhos. No decorrer do dia, o sol muda tudo e faz calor. Esquenta até mesmo nos locais onde o céu permanecer nublado ou com chuva.  

No site Climaterra, Coutinho aponta a existência de um sistema de baixa pressão proporcionando um intenso aglomerado de nuvens sobre a Argentina, Uruguai e Oeste do RS, provocando pancadas de chuva com raios e temporais localizados. Mas esse sistema praticamente não interfere no clima de Santa Catarina, que permanece com predomínio de sol e algumas nuvens. 

Estiagem não tem data para acabar

Ronaldo Coutinho analisa que essa tendência de clima mais seco se iniciou ainda em 2018. No ano passado, em alguns meses choveu muito e outros foram secos, situação que deve permanecer em 2020. “Esse clima é ruim. Dá um dilúvio em um local e outro permanece seco. Quando chove muito o solo não consegue absorver a água, que causa enxurradas e enchentes. Esse tipo de chuva não resolve o problema da agricultura.”

Atualmente, o oceano Atlântico está com as águas mais frias, situação que influencia o clima no continente. “Acreditamos que entre julho e agosto o clima passe a ser influenciado pela La Niña. Por enquanto estamos em um período de neutralidade, mas a estiagem já é característica da La Niña.”  

 

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com