Notícias

Fim de semana deve ter temperaturas amenas

Published

em

Foto: Mycchel Legnaghi São Joaquim Online/Arquivo

O último fim de semana do mês de junho será de temperaturas elevadas na região Sul de Santa Catarina. Depois disso, o tempo fica mais seco com declínio acentuado de temperatura em todas as áreas do Estado, devido ao avanço de uma nova massa de ar frio de origem polar pelo Sul do Brasil. Haverá geada nas áreas altas, especialmente na Serra Catarinense.

Em Lages, o sábado (29) promete ser mais quente. A temperatura mínima será de 14°C e a máxima de 23°C ao longo do dia. À tarde, o sol deve aparecer entre nuvens. Para o domingo (30), do Oeste ao Litoral Sul, a previsão é de tempo encoberto com chuva no decorrer do dia, devido a um cavado (área alongada de baixa pressão) e a chegada de uma nova frente fria. Nas demais regiões, sol com aumento de nuvens. A mínima será de 15°C e a máxima de 22°C em Lages.

Junho começou com falta de chuvas

Depois de um mês de maio histórico em relação às chuvas, muito acima da média, não chovia tanto em maio no Estado desde 1995. O mês de junho registrou inúmeros dias secos, com escassez de precipitação na maioria das regiões catarinenses. Por exemplo, o município Palmeira, na Serra, ficou 25 dias sem chuva.

Segundo a Epagri/Ciram, esse período mais seco em Santa Catarina foi causado por um bloqueio atmosférico no Oceano Pacífico, que impediu que as frentes frias, normalmente causadoras de chuva nesta época do ano sobre a Região Sul, passassem pelo Estado. Na maior parte do mês, o que predominou foi a massa de ar seco e também massas mais aquecidas, por isso, a ausência de frio e com temperaturas acima de 30°C.

Desde o dia 26, uma frente fria finalmente conseguiu acabar com esse período mais seco e quente. As chuvas foram bem distribuídas, porém, os valores no extremo Norte do Estado foram muito significativos. Choveu em 48 horas cerca de 100 mm, o equivalente à média mensal de precipitação para a região, informou o meteorologista Marcelo Martins.

clique para comentar

Deixe uma resposta