Geral

Fim de semana com sol e baixas temperaturas 

Published

em

Sem previsão de chuva, o sol e as baixas temperaturas vão predominar neste fim de semana Foto: Marcela Ramos

Após uma semana com baixas temperaturas e geadas constantes na Serra Catarinense, a massa de ar frio permanece, também, durante o fim de semana.

Além disso, não há possibilidade de chuva, o que já se tornou motivo de preocupação para agricultores e para as empresas de abastecimento de água, que dependem dos mananciais.

Conforme dados do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), o sábado (18) será de sol com algumas nuvens em todo o estado de Santa Catarina.

Com temperaturas mais baixas durante o amanhecer e com grande chance de geada nas áreas altas da região serrana, como nas cidade de Bom Jardim, São Joaquim e Urupema.  Em Lages, o sol vai dividir o espaço com algumas nuvens. A temperatura mínima, que acontece durante a madrugada, é de 8°C, e a máxima deve chegar aos 23°C. 

O sol permanece durante o domingo (19) em todo o Estado, com temperatura baixa ao amanhecer e com elevação no período da tarde. A temperatura mínima prevista para a região serrana deve ficar entre os 5°C e 10°C, e a máxima entre os 20°C e 22°C.

“O tempo permanece bom, com o predomínio do sol, infelizmente em nossa região não há previsão de chuva. Até o final da outra semana não há indicativo de chuva. É importante ressaltar para as pessoas economizarem água e cuidarem com as queimas de campos”, comenta o  engenheiro agrônomo da Estação Meteorológica Climaterra, Ronaldo Coutinho.

Para segunda (20) e terça-feira (21), a previsão é de sol com aumento de nuvens, devido a aproximação de uma frente fria. Temperatura deve ser elevada, próxima dos 30°C à tarde na maioria das regiões.

Tendência de 22 de abril a 1º de maio 

Na maior parte do período, tempo firme com sol do Oeste a Serra Catarinense e maior variação de nuvens no Litoral e áreas próximas, com chance de chuva fraca devido à circulação marítima de 22 a 24/04.

Próximo aos dias 26 e 30, duas frentes frias com fraca intensidade devem passar pelo litoral de SC, provocando apenas variação de nuvens em boa parte do estado e chuva mal distribuída com baixo acumulado no Oeste, Sul e Litoral. Temperatura amena, diminuindo a cada passagem de frente fria, porém ainda sem previsão de frio rigoroso. 

O que se espera para época do ano

No outono, a chuva diminui em relação aos meses de verão. No trimestre, os maiores volumes de chuva se concentram no Oeste e Meio Oeste.

As frentes frias chegam com mais frequência ao Sul do Brasil, sendo responsáveis pela maior parte da chuva em Santa Catarina, e a média mensal fica em torno de 100mm a 130 mm do Meio Oeste ao Litoral e varia de 150mm a 170 mm no Oeste e parte do Meio Oeste. Em geral, as frentes frias passam pelo litoral e intensificam a instabilidade no Oeste e Litoral.

De abril a junho ciclones extratropicais atuam com mais frequência no litoral do Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, provocando vento intenso, mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no litoral catarinense.

Temperatura

Neste mês de abril chegou  às primeiras massas de ar frio, com menos intensidade em 2020, mesmo assim propiciando a formação de geada e nevoeiros, sobretudo em localidades do Planalto Sul (Serra Catarinense).

Em maio, a intensidade das massas de ar frio aumenta gradativamente, com temperatura mais baixa que no mês anterior, estendendo a área de ocorrência de geada, que tende a ficar mais ampla em junho, atingindo mais regiões do Estado. 

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com