Geral
Fim de semana com sol e baixas temperaturas
Após uma semana com baixas temperaturas e geadas constantes na Serra Catarinense, a massa de ar frio permanece, também, durante o fim de semana.
Além disso, não há possibilidade de chuva, o que já se tornou motivo de preocupação para agricultores e para as empresas de abastecimento de água, que dependem dos mananciais.
Conforme dados do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), o sábado (18) será de sol com algumas nuvens em todo o estado de Santa Catarina.
Com temperaturas mais baixas durante o amanhecer e com grande chance de geada nas áreas altas da região serrana, como nas cidade de Bom Jardim, São Joaquim e Urupema. Em Lages, o sol vai dividir o espaço com algumas nuvens. A temperatura mínima, que acontece durante a madrugada, é de 8°C, e a máxima deve chegar aos 23°C.
O sol permanece durante o domingo (19) em todo o Estado, com temperatura baixa ao amanhecer e com elevação no período da tarde. A temperatura mínima prevista para a região serrana deve ficar entre os 5°C e 10°C, e a máxima entre os 20°C e 22°C.
“O tempo permanece bom, com o predomínio do sol, infelizmente em nossa região não há previsão de chuva. Até o final da outra semana não há indicativo de chuva. É importante ressaltar para as pessoas economizarem água e cuidarem com as queimas de campos”, comenta o engenheiro agrônomo da Estação Meteorológica Climaterra, Ronaldo Coutinho.
Para segunda (20) e terça-feira (21), a previsão é de sol com aumento de nuvens, devido a aproximação de uma frente fria. Temperatura deve ser elevada, próxima dos 30°C à tarde na maioria das regiões.
Tendência de 22 de abril a 1º de maio
Na maior parte do período, tempo firme com sol do Oeste a Serra Catarinense e maior variação de nuvens no Litoral e áreas próximas, com chance de chuva fraca devido à circulação marítima de 22 a 24/04.
Próximo aos dias 26 e 30, duas frentes frias com fraca intensidade devem passar pelo litoral de SC, provocando apenas variação de nuvens em boa parte do estado e chuva mal distribuída com baixo acumulado no Oeste, Sul e Litoral. Temperatura amena, diminuindo a cada passagem de frente fria, porém ainda sem previsão de frio rigoroso.
O que se espera para época do ano
No outono, a chuva diminui em relação aos meses de verão. No trimestre, os maiores volumes de chuva se concentram no Oeste e Meio Oeste.
As frentes frias chegam com mais frequência ao Sul do Brasil, sendo responsáveis pela maior parte da chuva em Santa Catarina, e a média mensal fica em torno de 100mm a 130 mm do Meio Oeste ao Litoral e varia de 150mm a 170 mm no Oeste e parte do Meio Oeste. Em geral, as frentes frias passam pelo litoral e intensificam a instabilidade no Oeste e Litoral.
De abril a junho ciclones extratropicais atuam com mais frequência no litoral do Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, provocando vento intenso, mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no litoral catarinense.
Temperatura
Neste mês de abril chegou às primeiras massas de ar frio, com menos intensidade em 2020, mesmo assim propiciando a formação de geada e nevoeiros, sobretudo em localidades do Planalto Sul (Serra Catarinense).
Em maio, a intensidade das massas de ar frio aumenta gradativamente, com temperatura mais baixa que no mês anterior, estendendo a área de ocorrência de geada, que tende a ficar mais ampla em junho, atingindo mais regiões do Estado.
binance register
30/07/2024 at 15:08
Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.