Segurança

Filhotes de cães-bombeiros participam de treino em Lages 

Published

em

Foto: Fom Conradi / Divulgação

Mesmo durante a pandemia do coronavírus, o trabalho da coordenadoria de busca e resgate com cães segue, mantendo os animais em forma e treinando os filhotes que são parte da nova geração.

O último treinamento foi em Lages, na semana passada, e em junho a preparação volta a ser por aqui por causa da localização geográfica.

Dentre os binômios, estavam o labrador Orion de dez meses  e o soldado Luciano Rangel. Juntos desde setembro passado, a dupla treinou com outros seis cães do Estado.

Esses animais são preparados para participar de busca urbana, (colapso estrutural de edificações) e busca rural. “O treinamento reuniu quase todos os filhotes do Estado, que estão a serviço dos Bombeiros. Eles passaram pelo crivo do tenente-coronel Walter Parizotto, presidente da Coordenadoria de Busca Resgate e Salvamento com Cães e receberam parecer satisfatório para a fase deles”, explica Rangel.

O treino de busca e resgate em ambiente rural durou o dia todo e contou com a presença do  cabo Matheus Premoli, condutor do filhote Bono, de Araranguá; soldado David Cannerver, condutor da filhote Leia, de Canoinhas; soldado Luciano Rangel, condutor do filhote Orion, de Lages; soldado Guilherme Galli, condutor do filhote Sasuke, de Otacílio Costa; e ainda o soldado Thiago Amorim, condutor da Moana, de Itajaí.

Os condutores e filhotes estão em treinamento para a certificação, que será realizada quando eles completarem 18 meses, obrigatória para a atuação no Corpo de Bombeiros.

Treinamentos constantes

Os cães são parte do serviço essencial e precisam se manter em treinamento, uma vez que a atividade também não para.

“Em um comparativo, é como se fossem jogadores de futebol, que mesmo quando não estão atuando, precisam manter a forma física para quando forem escalados”, explica o tenente-coronel Parizotto.

Quando se fala em treinamento, os cães entendem como uma brincadeira, ou seja, embora existam técnicas empregadas, é sempre prazeroso para o animal.

Este período exige cuidados com a higiene e prevenção dos humanos. Com os cães não é diferente. Os condutores realizam os treinamentos e tomam todos os cuidados de higienização de todos os materiais utilizados, bem como realizam a higiene dos animais, para que seja seguro para todos. 

Com colaboração do CBMSC

1 Comentário

1 Comentário

  1. Vivian

    28/04/2020 at 17:03

    Os cães bem cuidados e treinados para salvar vidas chega ser uma emoção muito grande de vê -los Deus abençoe a todos

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto:
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: