Geral

Festa em honra à Nossa Senhora atrai centenas de fiéis

Published

em

Teatro durante a celebração emocionou grande parte dos fiéis. Fotos: Susana Küster

Uma demonstração de fé e a importância do voluntariado, afinal mais de 120 pessoas trabalharam incansavelmente nos últimos três meses para que o evento se realizasse. É o que mais se nota na festa em honra à Nossa Senhora Aparecida, que ocorre neste sábado, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Navio, em Lages. Aos poucos, os fiéis foram chegando e lotaram o pátio da igreja para assistir a missa campal, que este ano teve uma novidade, um teatro contando um pouco da história de Nossa Senhora, o que emocionou muita gente. 

A missa celebrada pelo bispo diocesano Dom Guilherme Werlang com participação do bispo de Caçador, Dom Severino, freis e padres da região, foi extensa, mas não cansou os fiéis. Era tanta gente, que algumas pessoas ficaram dentro da igreja, o que ajudou escapar um pouco do calor, afinal os termômetros marcaram sábado de manhã, 30ºC. Muitos levaram banquinhos para acompanhar os detalhes da celebração bem de perto e de forma mais confortável. 

Quando acabou a missa, a parte que muitos esperam ansiosamente começou: a carreata com a benção dos veículos. Voluntários tiraram a imagem de Nossa Senhora Aparecida do altar montado para a celebração e levaram para cima de um caminhão. O percurso da carreta passou por várias vias da cidade: Avenida Dom Pedro II, passando pela Rua Dom Joaquim do Arco Verde, Rua São Joaquim, Avenida Belizário Ramos, Rua Humberto de Campos, Avenida Luiz de Camões, seguiu a rótula do Bairro Coral e retornou para a Avenida Dom Pedro II. A benção dos veículos ocorreu em frente da Igreja do Navio. 

A festa que reúne mais de 20 mil pessoas, pode atrair ainda mais gente neste ano, segundo o coordenador do evento, Aldori dos Anjos. “O tempo está muito bom e isso ajuda”. A expectativa é vender 3,5 toneladas de carne, entre frango, gado e porco, além disso, o evento possui saladas, pães, maionese e mil bolos. “A carne nós compramos para manter a qualidade, neste ano, fizemos costelas, a pedido da comunidade”.

Uma rifa que vai correr no fim do ano, também está sendo vendida no local. O prêmio principal é um veículo Ford Ka 0 Km, e, do 2º ao 5º prêmio, são dados valores de R$ 1 mil a R$ 5 mil. Quem tiver interesse em ajudar a paróquia, pode comprar a rifa na igreja do Navio ou com os festeiros.

 

Vida do filho é um milagre de Nossa Senhora

 

Ana Paula Madruga Albano, 33 anos, foi com o filho de um ano e o marido assistir a celebração. Ela conta que teve uma gravidez cheia de complicações e o médico disse que seu filho nasceria com deficiência ou morreria antes do parto. Muito devota de Nossa Senhora, entregou com fé sua situação e o esposo, que reza o terço, teve uma visão. “Nossa Senhora apareceu na visão dele, segurando um bebê. A partir disso, saberíamos que tudo daria certo e fiz uma promessa de sempre vir nessa missa com meu filho”.

A igreja do Navio, faz parte da história do casal, afinal, foi ali que casaram. Além de participar das datas comemorativas, a família frequenta as missas. “É importante que meu filho desde pequeno aprenda o que é fé e se acostume com as celebrações”.

 

Ser voluntário faz parte de sua vida

 

Aos 72 anos, Célio Roque já dedicou 32 anos de serviço voluntário na Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Navio. Além de se sentir bem em ajudar, ele conta que gosta de ocupar seu tempo livre com o que a igreja precisa. Participa da Lareira, movimento de casais da igreja católica e afirma que há necessidade de mais voluntários para colaborar com os eventos que a paróquia realiza. “Olha, este sábado está uma loucura, estou correndo muito”.

Além dele, mais de 120 pessoas ajudaram a organizar a festa com várias ações. Desde a preparação da comida; montagem da estrutura; na venda da carne, bolos, outros alimentos e bebidas; na organização da missa e da carreata; nas barraquinhas dos festejos populares, como aviãozinho; entre outras ações que são essenciais para que tudo saia conforme o planejado.

Veja um vídeo que foi feito ao vivo, no início da carreta:

 

Veja algumas imagens:

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

 

clique para comentar

Deixe uma resposta