Coronavírus

Fake news sobre coronavírus: um crime contra a saúde pública

Published

em

Em tempos de epidemia do coronavírus, identificamos uma epidemia maior ainda e tão nociva quanto a covid-19: as fake news.

Essas notícias falsas compartilhadas pelas redes sociais podem prejudicar a batalha contra a nova moléstia. Desde o início dos casos, na China, circularam vídeos falsos de pessoas desmaiando nas ruas e outros atribuindo o surgimento do vírus aos hábitos alimentares dos chineses.

Agora que a doença já se instalou em território brasileiro, as fake news inundam nossos grupos de whatsapp. Como acreditar que aquele amigo de confiança, ou aquela tia tão sensata, vai emitir uma mensagem falsa?

Esse é o grande problema das fake news, elas nos chegam via pessoas que confiamos, por isso, dá-se credibilidade à notícia ou à opinião sem nem mesmo checar os fatos.

O problema está tomando tal dimensão que para combater as fake News sobre a covid-19, o Ministério da Saúde, disponibilizou um número de WhatsApp para envio de mensagens da população.

Vale destacar que o canal não é um SAC ou tira dúvidas dos usuários, mas um espaço exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira.

Qualquer cidadão poderá enviar, gratuitamente, mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61)99289-4640.

Em Lages, o problema não é diferente, tanto que, nesta semana, o Ministério Público de Santa Catarina informou a Policia Civil de Lages sobre situações de ameaças feitas através do Facebook, ofensas em grupos de whatsapp indicando haver omissão das autoridades do município quanto à divulgação das estatísticas. A Polícia Civil, diante das informações tomou as medidas necessárias, autuando os responsáveis.
Para mais detalhes sobre os instrumentos legais para acionar produtores e divulgadores de fake news, a jornalista Débora Bombilio conversou com o Delegado de Polícia da Central de Plantão Policial de Lages, Rochell Amaral da Silva. Confira no podcast.

Edição: Daniel Wolff

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com