Geral
Exposição “Carlos Vergara viajante: experiências de São Miguel das Missões”
É através das viagens que Carlos Vergana busca novas inspirações para suas obras. Expressando a cultura e a histórias de São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul, a mostra que acontece hoje no Centro Cultural Vidal Ramos em Lages, exibe montagens técnicas de fotos com acrílico lenticular 3D e fotos com intensidade artística e cultural do município.
Sobre o Artista
Carlos Augusto Caminha Vergara dos Santos nasceu em Santa Maria, Rio Grande do Sul, em 1941. Na década de 1950, chegou ao Rio de Janeiro e trabalhou como analista de laboratório; em paralelo, dedicava-se ao artesanato de jóias, as quais foram expostas na 7ª Bienal Internacional de São Paulo em 1963, ano em que descobriu o desenho e a pintura. Participou, então, das emblemáticas mostras Opinião 65 e 66, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, e foi um dos organizadores da mostra Nova Objetividade Brasileira.
Vergara também foi cenógrafo e figurinista de peças teatrais; suas obras dialogam com o expressionismo e a arte pop. Inseriu a fotografia e os filmes super-8 em sua prática e desenvolveu uma série de trabalhos sobre o carnaval carioca. No âmbito da arquitetura, criou painéis para edifícios com materiais e técnicas do artesanato popular. Na pintura, produziu quadros abstratos geométricos, explorando tramas de losangos em campos cromáticos. A partir de suas diversas viagens pelo Brasil, Vergara ampliou sua técnica por meio do uso de elementos naturais locais, figurando com uma exímia contribuição para a inserção do rico cenário brasileiro no universo das artes plásticas.
Programação
Exposição Carlos Vergara viajante Data: até 22 de março Local: Centro Cultural Vidal Ramos / Lages-SC Horário: 19h30 a 21h Entrada Gratuita |
Fonte: Sesc