Geral

Evento traz novos rumos à alimentação

Published

em

Nutricionista do Programa Mesa Brasil e coordenadora do evento Panc, Rubia Fernandes Sombrio - Foto: Marcela Ramos

As Plantas Alimentícias Não-Convencionais (Panc), dificilmente são encontradas em supermercados, nascem espontaneamente e, muitas vezes, são consideradas ervas daninhas. Com o objetivo principal de difundir as plantas alimentícias não-convencionais em Lages, o evento Panc, que acontece de 5 a 8 de novembro, mostra novos rumos para a alimentação. A entrada ao evento é gratuita, mas para quem deseja contribuir com o Programa Mesa Brasil/Sesc, que atende a mais de 10 mil pessoas, basta levar um quilo de arroz ou feijão. 

O evento conta com a presença de três ministrantes: o biólogo e autor do livro Plantas Alimentícias Não-Convencionais (Panc) no Brasil, que dedicou 12 anos a pesquisas para catalogar 351 espécies registradas na obra, de Manaus, capital do Amazonas, Valdely Kinupp; a nutricionista Irany Arteche, de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, está entre os profissionais que aperfeiçoam as receitas com a utilização de plantas não-convencionais no cardápio, é também a responsável pela criação do acrônimo Panc; e Nuno Madeira, de Brasília, que realiza um trabalho focado na formação de agricultores, com amplo reconhecimento na área de alimentos sustentáveis, no Brasil, com realização de trabalho voltado para a produção de alimentos e atuante na divulgação de Hortaliças Tradicionais e Não-Convencionais.

Conforme a nutricionista do Programa Mesa Brasil e coordenadora do evento, Rubia Fernandes Sombrio, o evento está sendo organizado desde agosto, e a intenção é capacitar cozinheiras da alimentação escolar,  que são mais de 200 na rede escolar municipal. “Somos acostumados só com a alface e o tomate, esses palestrantes estão vindo com saladas diferenciadas, por exemplo, a azedinha. Temos abundância de plantas aqui, mas não sabemos utilizá-las”, comenta. 

A Serra Catarinense é rica em sua biodiversidade e há muitas plantas que podem ser utilizadas na alimentação. Esta riqueza será explorada com maior profundidade no Módulo “Panc na Prática” que acontece no dia oito de novembro no IFSC, a partir das 13h30.

Segundo Rúbia, os participantes serão capacitados para diferenciar as plantas de maior ocorrência local. “Através deste módulo prático, será possível vivenciar preparações alimentícias não-convencionais a partir da substituição de ingredientes e técnicas diversas, recorrendo ao aproveitamento integral dos alimentos, numa imersão para o uso trivial das Panc”, destaca.

Nos primeiros dias de evento, a programação é específica a um público direcionado, como agricultores, cozinheiras da alimentação escolar, instituições do Programa Mesa Brasil, acadêmicos de cursos afins e contam com o patrocínio de empresas apoiadoras.

O evento tem o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca; Secretaria Municipal de Educação; Klabin S/A; GTS do Brasil; Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão – FIEPE da Udesc; Floricultura Garden Center; Arte Jardim Paisagismo e Projeto Mãe Terra do Sesc.

A parte prática do curso tem um investimento de R$ 70 e a inscrição pode ser realizada pelo link: http://gg.gg/pancnapratica. 

Programação 

 

5/11 – Terça-feira 

Módulo I_ Panc no cardápio institucional 

Com Irany Arteche 

Público-alvo_ Cozinheiras da merenda escolar municipal e de Instituições Sociais cadastradas no Programa Mesa Brasil e Nutricionistas

Local_ IFSC 

Vagas_ 40 

Horário_ 13h30 às 17h30

Gratuita / 1kg de arroz ou feijão

 

6/11 – Quarta-feira

Módulo II_ Panc acadêmico 

Com Irany Arteche 

Matutino (Grupo I)_ 8h às 12h 

Público Alvo_ Alunos, Técnicos ou Professores Cav/Udesc 

Local_ IFSC/Lages

Vagas_ 35  

Vespertino (Grupo II) – 13h30 às 17h30

Público-Alvo_ Alunos, Técnicos ou Professores Cav/Udesc 

Local_ IFSC

Vagas_ 30

 

7/11 – Quinta-feira 

Módulo III – Produção de Hortaliças Panc

Com Nuno Madeira, Valdely Kinupp e Irany Arteche 

Público-alvo_ Agricultores Familiares e Técnicos 

Local_ IFSC

Vagas_ 60 

Horário_ 8h30 às 16h30 

Roda de conversa: Panc em Evidência 

Horário_ 19h30 às 21h30 

Público-alvo_ Imprensa, Secretaria Municipais, Setores de Nutrição e Gastronomia e Interessados na Temática 

Local_ Centro Cultural Vidal Ramos / Espaço Sesc 

Vagas_ 50  

Gratuita / 1kg de arroz ou feijão

 

8/11 – Sexta-feira 

Módulos IV e V 

Com Nuno Madeira, Valdely Kinupp e Irany Arteche

Público-alvo_ Agricultores Familiares, Agroecólogos Agrônomos, Ambientalistas, Biólogos, Engenheiros Florestais, Envolvidos em Instituição de categorias afins, Estudantes, Nutricionistas, Profissionais da Gastronomia, e área da alimentação consciente. 

Módulo IV – Ciclo de Palestras Panc

Local_ Cav/Udesc (Auditório Pinhão – Prédio Engenharia Florestal) 

Horário_ 8h30 às 11h30 (Aberto ao público / 120 vagas) 

Gratuita / 1kg de arroz ou feijão

 

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com