Geral
Evento traz novos rumos à alimentação
As Plantas Alimentícias Não-Convencionais (Panc), dificilmente são encontradas em supermercados, nascem espontaneamente e, muitas vezes, são consideradas ervas daninhas. Com o objetivo principal de difundir as plantas alimentícias não-convencionais em Lages, o evento Panc, que acontece de 5 a 8 de novembro, mostra novos rumos para a alimentação. A entrada ao evento é gratuita, mas para quem deseja contribuir com o Programa Mesa Brasil/Sesc, que atende a mais de 10 mil pessoas, basta levar um quilo de arroz ou feijão.
O evento conta com a presença de três ministrantes: o biólogo e autor do livro Plantas Alimentícias Não-Convencionais (Panc) no Brasil, que dedicou 12 anos a pesquisas para catalogar 351 espécies registradas na obra, de Manaus, capital do Amazonas, Valdely Kinupp; a nutricionista Irany Arteche, de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, está entre os profissionais que aperfeiçoam as receitas com a utilização de plantas não-convencionais no cardápio, é também a responsável pela criação do acrônimo Panc; e Nuno Madeira, de Brasília, que realiza um trabalho focado na formação de agricultores, com amplo reconhecimento na área de alimentos sustentáveis, no Brasil, com realização de trabalho voltado para a produção de alimentos e atuante na divulgação de Hortaliças Tradicionais e Não-Convencionais.
Conforme a nutricionista do Programa Mesa Brasil e coordenadora do evento, Rubia Fernandes Sombrio, o evento está sendo organizado desde agosto, e a intenção é capacitar cozinheiras da alimentação escolar, que são mais de 200 na rede escolar municipal. “Somos acostumados só com a alface e o tomate, esses palestrantes estão vindo com saladas diferenciadas, por exemplo, a azedinha. Temos abundância de plantas aqui, mas não sabemos utilizá-las”, comenta.
A Serra Catarinense é rica em sua biodiversidade e há muitas plantas que podem ser utilizadas na alimentação. Esta riqueza será explorada com maior profundidade no Módulo “Panc na Prática” que acontece no dia oito de novembro no IFSC, a partir das 13h30.
Segundo Rúbia, os participantes serão capacitados para diferenciar as plantas de maior ocorrência local. “Através deste módulo prático, será possível vivenciar preparações alimentícias não-convencionais a partir da substituição de ingredientes e técnicas diversas, recorrendo ao aproveitamento integral dos alimentos, numa imersão para o uso trivial das Panc”, destaca.
Nos primeiros dias de evento, a programação é específica a um público direcionado, como agricultores, cozinheiras da alimentação escolar, instituições do Programa Mesa Brasil, acadêmicos de cursos afins e contam com o patrocínio de empresas apoiadoras.
O evento tem o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca; Secretaria Municipal de Educação; Klabin S/A; GTS do Brasil; Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão – FIEPE da Udesc; Floricultura Garden Center; Arte Jardim Paisagismo e Projeto Mãe Terra do Sesc.
A parte prática do curso tem um investimento de R$ 70 e a inscrição pode ser realizada pelo link: http://gg.gg/pancnapratica.
Programação
5/11 – Terça-feira
Módulo I_ Panc no cardápio institucional
Com Irany Arteche
Público-alvo_ Cozinheiras da merenda escolar municipal e de Instituições Sociais cadastradas no Programa Mesa Brasil e Nutricionistas
Local_ IFSC
Vagas_ 40
Horário_ 13h30 às 17h30
Gratuita / 1kg de arroz ou feijão
6/11 – Quarta-feira
Módulo II_ Panc acadêmico
Com Irany Arteche
Matutino (Grupo I)_ 8h às 12h
Público Alvo_ Alunos, Técnicos ou Professores Cav/Udesc
Local_ IFSC/Lages
Vagas_ 35
Vespertino (Grupo II) – 13h30 às 17h30
Público-Alvo_ Alunos, Técnicos ou Professores Cav/Udesc
Local_ IFSC
Vagas_ 30
7/11 – Quinta-feira
Módulo III – Produção de Hortaliças Panc
Com Nuno Madeira, Valdely Kinupp e Irany Arteche
Público-alvo_ Agricultores Familiares e Técnicos
Local_ IFSC
Vagas_ 60
Horário_ 8h30 às 16h30
Roda de conversa: Panc em Evidência
Horário_ 19h30 às 21h30
Público-alvo_ Imprensa, Secretaria Municipais, Setores de Nutrição e Gastronomia e Interessados na Temática
Local_ Centro Cultural Vidal Ramos / Espaço Sesc
Vagas_ 50
Gratuita / 1kg de arroz ou feijão
8/11 – Sexta-feira
Módulos IV e V
Com Nuno Madeira, Valdely Kinupp e Irany Arteche
Público-alvo_ Agricultores Familiares, Agroecólogos Agrônomos, Ambientalistas, Biólogos, Engenheiros Florestais, Envolvidos em Instituição de categorias afins, Estudantes, Nutricionistas, Profissionais da Gastronomia, e área da alimentação consciente.
Módulo IV – Ciclo de Palestras Panc
Local_ Cav/Udesc (Auditório Pinhão – Prédio Engenharia Florestal)
Horário_ 8h30 às 11h30 (Aberto ao público / 120 vagas)
Gratuita / 1kg de arroz ou feijão