Festa do Pinhão

Evento é feito para valorizar o lageano e sua terra

Published

em

Foto: Susana Küster

Consolidada como um dos maiores eventos musicais e gastronômicos do Sul do Brasil, a Festa Nacional do Pinhão chega a sua 31ª edição. A solenidade de abertura aconteceu na noite desta sexta-feira (14), no Parque de Exposições Conta Dinheiro, em Lages, e contou com a presença de diversas autoridades locais e estaduais. O evento se encerra no dia 23 e, durante 10 dias, oferecerá ao público shows nacionais para todos os gostos, culinária típica, feira de negócios, cavalgada e invernadas artísticas, além de inúmeras atrações locais, movimentando a economia da cidade.

O cerimonial de abertura teve início por volta das 20h30min, com a tradicional benção do bispo Diocesano, Dom Guilherme Antônio Werlang, em frente ao oratório que fica dentro do parque. Na sequência, autoridades e convidados dirigiram-se para o Palco Nativista, onde teve prosseguimento a solenidade.

“Eu espero que o público venha, que o lageano continue sendo este anfitrião caloroso, que trata todo mundo bem. A gente quer que tanto os lageanos, quanto quem vem de fora, possa aproveitar bem a festa, que só não vai ser melhor que a do ano que vem. Porque vamos trabalhar para que a do ano que vem seja melhor do que esta, assim como nós procuramos fazer com que esta supere as anteriores”, comentou o prefeito Antonio Certon.

A vice governadora do estado, Daniela Reinehr, esteve presente na solenidade, representando o governador Carlos Moisés da Silva. Ceron destacou que Moisés tem agenda em Lages, neste sábado (15), e deve visitar o Parque de Exposições à noite, durante a Festa.

Participando do evento como autoridade pela primeira vez, Reinehr conta que já visitou a Festa do Pinhão em outras oportunidades, como turista. “A festa é sensacional. É a única festa que eu conheço que se faz tanta coisa com o pinhão. Na gastronomia é uma variedade muito grande”, comenta.

Neste ano, assim como em 2018, o Governo do Estado não forneceu nenhum aporte financeiro para a realização da festa. Reinehr explica que isso aconteceu por ser o primeiro ano da gestão pesselista. “O primeiro ano é complicado, mas tudo pode ser repensado e tudo vai ser avaliado. A gente teve algumas medidas de início de governo mesmo. Precisamos organizar a máquina pública e eu tenho certeza que no ano que vem a gente vai estar em uma situação bem melhor e podendo valorizar, de forma mais intensa. Torcemos pra que a gente possa valorizar a apoiar de uma forma mais abrangente”, completa.

Maior paçoca do mundo

Simbolizada pelo pinhão e pela gralha azul, uma das grandes novidades para a Festa deste ano é a produção da maior paçoca de pinhão do mundo. Para o superintendente da Fundação Cultural de Lages, Gilberto Ronconi, atrações como esta chamam a atenção, não apenas dos turistas, mas também do próprio lageano.

“A Festa é de todos os lageanos e temos que nos orgulhar de ter um evento desse porte, pois Lages compete com as maiores cidades do Brasil em termos de estrutura de festa. Cabe a nós bem receber quem vem aqui e mostrar um pouco da nossa riqueza e cultura, que é tão bonita”, comenta Ronconi.

Segundo ele, a estimativa é de que, neste ano, o investimento da prefeitura com o evento gire em torno dos R$ 300 mil, assim como foi no ano passado.

Este é o último ano de vigência do contrato entre a Gaby Produções e a Prefeitura de Lages, que mantêm uma parceria público-privada para a realização da Festa do Pinhão. O diretor da empresa, Beto Ody, afirma que encerra este ciclo com muito orgulho do trabalho realizado.

“A gente se esforçou pra deixar um legado, para que, se outra empresa ganhar a licitação, nós sejamos lembrados por ter deixado a festa num patamar que, eventualmente alguém possa fazer melhor, mas tem uma referência. Eu tenho muito prazer de ser referência e de ter causado mudanças na festa, pois me lembro como era em 2014 e vejo como está agora”, comenta Ody.

A solenidade de abertura contou com a presença de diversas autoridades locais e estaduais, dentre eles os deputados que representam a Serra, Carmen Zanotto (Federal) e Marcius Machado (Estadual).

Diversas autoridades ligadas ao PSL (partido que comanda o Governo do Estado), também marcaram presença, dentre eles o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Lucas Esmeraldino, e o deputado federal por Jaraguá do Sul, Fabio Schiochet, que aproveitou a abertura da festa para conhecer a Serra Catarinense. “Não sou um deputado de Jaraguá, sou um deputado federal que representa o estado de Santa Catarina. Então a gente corre todo o estado e nada melhor do que estas festas de comunidade pra gente conhecer a realidade local e ver o podemos trazer de emendas e benefícios pra região serrana”, completa.

Tecnologia de reconhecimento facial

A Operação Inverno foi lançada pela Polícia Militar na sexta-feira (14), durante a abertura da 31ª Festa Nacional do Pinhão. Neste ano, a operação contará com equipamentos de monitoramento para reconhecimento facial e drones, que serão utilizados nos 10 dias de Festa.

Os equipamentos de monitoramento por meio de reconhecimento facial serão disponibilizados pela Anec e Oi, para uso em testes da Polícia Militar de Santa Catarina. O sistema cruza as imagens captadas pelas câmeras de monitoramento com as descrições faciais de pessoas que têm registro de desaparecimento no banco de dados da PM. Alguns testes já foram realizados em Florianópolis e, já que a Festa do Pinhão é um evento de abrangência estadual, torna-se um importante momento para fazer uso da ferramenta. “Temos que usar e usar bem esse momento para que possamos fazer uma boa avaliação tanto da tecnologia, ou seja, o reconhecimento facial, como do produto que está ofertado”, destaca o comandante 6º Batalhão de Polícia Militar em Lages, tenente-coronel, Alfredo Nogueira.

clique para comentar

Deixe uma resposta