Conecte-se a nós

Notícias

EUA nomeiam coordenador de sanções ao Irã e Coreia do Norte

Published

em

Washington, 10/06/2010, (EFE)

 

O Governo dos Estados Unidos nomeou Robert J. Einhorn, assessor especial no controle de armas e não-proliferação, como o coordenador dos Estados Unidos para a implementação de sanções relacionadas ao Irã e à Coreia do Norte.

 


O Departamento de Estado informou hoje que o funcionário terá essas novas responsabilidades ao mesmo tempo em que prestará assessoria à secretária de Estado, Hillary Clinton, e a outros departamentos de não-proliferação e controle de armas.

 


Sobre o Irã, Einhorn dirigirá os esforços do Governo para assegurar uma implementação "plena e efetiva" de todas as resoluções tomadas no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

 


As medidas mais recentes foram aprovadas ontem e estabelecem novas restrições às operações dos bancos iranianos no exterior. A suspeita é que esses bancos tenham vínculos com os programas nucleares ou balísticos de Teerã.

 


Quanto à Coreia do Norte, o dirigente coordenará os esforços relacionados às sanções, concretamente os que têm como objetivo prevenir a aquisição ou transferência de equipamento ou tecnologia relacionada com a proliferação por parte do Governo desse país.

 


Este assunto inclui a implementação plena da resolução 1718, adotada em 2006 e que proíbe ao regime de Pyongyang o desenvolvimento de mísseis, e a 1874, aprovada em resposta ao teste nuclear norte-coreano de maio de 2009.

 


Sobre este último ponto, ao assumir as responsabilidades destas matérias, Einhorn substituirá o embaixador Philip Goldberg, que agora é secretário-assistente do Departamento de Estado para inteligência e investigação.

 

Foto: (EFE)

Compartilhe
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade do Correio Lageano e Portal CLMais