Geral

Estudantes querem patrocínio para executar projeto de aeronave

Published

em

Parte da equipe Gralha Azul  AeroDesign que desenvolve o projeto - Foto: Bega Godóy

Estudantes de Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Lages, participam de projeto de extensão para desenvolver uma aeronave. A equipe Gralha Azul AeroDesign, composta por 19 integrantes, está atrás de patrocínio para construir o protótipo de uma aeronave remotamente pilotada (RPA).

A intenção dos estudantes é participar da Competição SAE BRASIL AeroDesign. A equipe explica que o protótipo é fabricado com material mais barato e o projeto, quando ficar pronto, deve custar cerca de R$ 20 mil, considerando-se o protótipo, a aeronave e o vídeo.

Os futuros engenheiros mecânicos já têm o motor e parte dos materiais necessários para a execução do projeto, mas faltam alguns itens, como madeira-balsa (leve e resistente), que não é encontrada em Lages; a fibra de carbono (material caro), entre outros. “Cada material tem propriedades distintas e será usado na aeronave que terá asa com dois metros e meio de envergadura”, explica Lucas Hildebrando, um dos integrantes da equipe.

Assim que conseguir montar a aeronave, a equipe, que já inscreveu o projeto na competição, na categoria de acesso, terá de produzir um vídeo de sete minutos da aeronave decolando, fazendo um trajeto de 360 graus e pousando.

A produção deverá ser enviada para a SAE BRASIL, a fim de confirmação dos dados do protótipo. O prazo para a produção do vídeo é setembro deste ano. Cumprindo os requisitos do vídeo, a equipe se classifica para a competição que ocorrerá em São José dos Campos (SP) e está marcada para o segundo semestre do ano que vem. O planejamento é fazer o percurso carregando 12 quilos, uma vez que vence quem constrói o avião mais leve e que transporta mais peso.

O projeto já ganhou simpatia de alguns patrocinadores, como Aideia Soluções Criativas, GTS, Revolution Aircraft RC, APC Propellers, Madeireira Schmitt e Just Fly, importante auxílio para ajudar a comprar os componentes para a construção da aeronave.

A equipe conta com três professores orientadores: Rafael Santiago Floriani Pereira,  Anderson Luis Garcia Correia e Matheus Fontanelle Pereira e procura aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas do curso, ampliá-los na área da Engenharia Aeronáutica, desenvolver capacidade de liderança, gerenciamento, organização e trabalho em equipe, além de aprender a lidar com desafios reais de um projeto de engenharia. O grupo está nas redes sociais: Instagram: @gralhaazulaerodesign. Facebook e tem um site.

A competição

O programa Competição SAE BRASIL AeroDesign é um desafio anual lançado aos estudantes de engenharia que têm como principal objetivo propiciar a difusão de técnicas, entendimento de Engenharia Aeronáutica e intercâmbio de um conhecimento, através de aplicações práticas e da competição entre equipes. A competição é dividida em três classes: Micro, Regular e Advanced. A Gralha Azul competirá na categoria regular.

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com