Geral
Estudantes querem patrocínio para executar projeto de aeronave
Estudantes de Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Lages, participam de projeto de extensão para desenvolver uma aeronave. A equipe Gralha Azul AeroDesign, composta por 19 integrantes, está atrás de patrocínio para construir o protótipo de uma aeronave remotamente pilotada (RPA).
A intenção dos estudantes é participar da Competição SAE BRASIL AeroDesign. A equipe explica que o protótipo é fabricado com material mais barato e o projeto, quando ficar pronto, deve custar cerca de R$ 20 mil, considerando-se o protótipo, a aeronave e o vídeo.
Os futuros engenheiros mecânicos já têm o motor e parte dos materiais necessários para a execução do projeto, mas faltam alguns itens, como madeira-balsa (leve e resistente), que não é encontrada em Lages; a fibra de carbono (material caro), entre outros. “Cada material tem propriedades distintas e será usado na aeronave que terá asa com dois metros e meio de envergadura”, explica Lucas Hildebrando, um dos integrantes da equipe.
Assim que conseguir montar a aeronave, a equipe, que já inscreveu o projeto na competição, na categoria de acesso, terá de produzir um vídeo de sete minutos da aeronave decolando, fazendo um trajeto de 360 graus e pousando.
A produção deverá ser enviada para a SAE BRASIL, a fim de confirmação dos dados do protótipo. O prazo para a produção do vídeo é setembro deste ano. Cumprindo os requisitos do vídeo, a equipe se classifica para a competição que ocorrerá em São José dos Campos (SP) e está marcada para o segundo semestre do ano que vem. O planejamento é fazer o percurso carregando 12 quilos, uma vez que vence quem constrói o avião mais leve e que transporta mais peso.
O projeto já ganhou simpatia de alguns patrocinadores, como Aideia Soluções Criativas, GTS, Revolution Aircraft RC, APC Propellers, Madeireira Schmitt e Just Fly, importante auxílio para ajudar a comprar os componentes para a construção da aeronave.
A equipe conta com três professores orientadores: Rafael Santiago Floriani Pereira, Anderson Luis Garcia Correia e Matheus Fontanelle Pereira e procura aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas do curso, ampliá-los na área da Engenharia Aeronáutica, desenvolver capacidade de liderança, gerenciamento, organização e trabalho em equipe, além de aprender a lidar com desafios reais de um projeto de engenharia. O grupo está nas redes sociais: Instagram: @gralhaazulaerodesign. Facebook e tem um site.
A competição
O programa Competição SAE BRASIL AeroDesign é um desafio anual lançado aos estudantes de engenharia que têm como principal objetivo propiciar a difusão de técnicas, entendimento de Engenharia Aeronáutica e intercâmbio de um conhecimento, através de aplicações práticas e da competição entre equipes. A competição é dividida em três classes: Micro, Regular e Advanced. A Gralha Azul competirá na categoria regular.