Geral

Estudantes do IFSC de Lages criam avião não tripulado

Published

em

Foto: Susana Küster

Quem diria que estudantes pudessem criar um avião e fizessem com que ele voasse no Aeroporto de Lages. A aeronave chamada Gralha Azul, não tem passageiros, até porque possui 2,3 metros de envergadura e pesa cerca de nove quilos, sendo que cinco é de carga. Mas o objetivo da criação dos 16 estudantes de diversos cursos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) do polo de Lages é participar de um concurso nacional chamado SAE (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) Brasil. 

Um dos estudantes de engenharia mecânica, que criou o aeromodelo, Gabriel Schweitzer conta que a competição é referência no mundo e recebe equipes do exterior para competir. O prêmio é ser selecionado para o concurso internacional e ganhar visibilidade de profissionais da área, garantindo, quem sabe, um emprego.

Algumas da regras do concurso SAE Brasil é respeitar o tamanho máximo do aeromodelo e levar mais carga com a estrutura de um avião pesando pouco. Também é necessário usar os modelos de motor especificados no edital. Além disso, a equipe precisa gravar um vídeo para enviar ao concurso. 

Nele, o avião precisa dar uma volta de 360 graus, pousar, taxiar, ser pesado e medido. Nas imagens, a planta do aeromodelo deve ser mostrada. “O nome dessa competição é a de acesso. Se participarmos dela, conseguimos entrar na que ocorre em São José dos Campos, em São Paulo. Lá, é dividido em três categorias, que varia de acordo com o avião fabricado”. Em outubro, a equipe saberá se foi selecionada para este concurso.

O primeiro colocado na competição de São José dos Campos vai para o concurso internacional, que esse ano ocorre no Texas, nos Estados Unidos. Além disso, quem assiste as provas são pessoas que trabalham em grandes companhias aéreas, o que pode oportunizar emprego ou estágio aos participantes.

Teste

A ideia era que o avião voasse no último sábado (17), em uma pista secundária no Aeroporto de Lages, mas o forte vento fez com que a equipe preferisse adiar o teste para a próxima semana. É preciso ter cuidado, pois a estrutura do avião é sensível. Ele é feito de madeira tipo balsa (madeira maleável), MDF, fita adesiva, resina, fibra de vidro e alumínio.

Quem quiser colaborar com o projeto de aeronave dos estudantes, pode contribuir através do link: https://www.vaquinha.com.br/vaquinha/gralha-azul-aerodesign

clique para comentar

Deixe uma resposta