Geral

Estudante de Correia Pinto representará SC na Jornada Espacial

Published

em

Aos 17 anos, Suyane divide seu tempo entre os estudos, o trabalho como locutora e o grupo de jovens da igreja - Foto: Núbia Garcia

Apaixonada pelas áreas de ciências humanas e linguagens (história, geografia, sociologia, literatura e artes), aluna do terceiro ano do Ensino Médio aprovada no vestibular de Jornalismo para 2019, a estudante Suyane de Liz de Francisco, 17 anos, foi pega de surpresa com o resultado da 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que aconteceu em maio deste ano.

Aluna do Colégio Motivação, em Correia Pinto, ela foi uma das 82 medalhistas da escola na competição, um recorde no número de medalhas conquistadas pela instituição nos nove anos em que participa da OBA. Mas o grande destaque fica por conta da inédita medalha de ouro de Suyane no nível quatro (para estudantes do último ano do Ensino Médio).

O feito na competição de exatas rendeu a ela dois convites que jamais imaginaria: Suyane está participando das seletivas para integrar a equipe Brasileira que disputará a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, em 2019 na Hungria. Além disso, no domingo (2), ela embarca para a XVI Jornada Espacial, que acontece de 2 a 8 de dezembro de 2018, em São José dos Campos, no interior de São Paulo.

Na seletiva para a Olimpíada Internacional, Suyane participa com outra colega de escola, a estudante Nathália Coelho Zart. A seletiva é composta por diversas etapas online e presenciais. A última prova online acontece nos próximos dias e, se aprovadas, as meninas passam para a etapa presencial.

Já na Jornada Espacial, Suyane é a única menina dentre quatro representantes de Santa Catarina na aventura. Os outros três são garotos das cidades de Araranguá, Joinville e Luzerna. A programação do evento, que reúne os alunos com melhores colocações na OBA, inclui visitas ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, à TV Vanguarda, ao Memorial Aeroespacial Brasileiro, ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica e ao Instituto de Aeronáutica e Espaço, além de palestras com especialistas em foguetes, satélites e astronomia.

Rotina diária envolve estudos, trabalho e preparação para vestibular

Uma estudante muito dedicada. Assim Suyane é descrita pela diretora da escola onde estuda, Luciana Moraes. Apesar de toda esta dedicação e de ter deixado de lado algumas atividades comuns para adolescentes de sua idade para focar nos livros e apostilas, ela é modesta e conta que não esperava ficar tão bem posicionada na OBA, tampouco que seria chamada para outra competição e um evento por causa de seu excelente desempenho.

“O que mais gosto são as matérias de humanas, mas o que mais me dedico estudando são as de exatas, porque são as que tenho mais dificuldade”, conta a garota, que trabalha como locutora em uma emissora de rádio de sua cidade e, nas horas vagas, ainda tem tempo para praticar canto (sua paixão) e desenvolver trabalhos com o grupo de jovens carismáticos da igreja que frequenta.

Seu interesse por matérias de humanas e o trabalho na rádio fazem com que a garota já tenha definida a carreira que quer seguir. Por causa do jornalístico que apresenta na emissora, quer estudar Jornalismo. Suyane foi aprovada em terceiro lugar no vestibular da Uniplac, em Lages, mas a sua meta é cursar a Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, cujo vestibular acontece em dezembro.

Mais velha de três irmãos, Suyane é motivo de orgulho para os pais. A mãe é dona de uma loja de roupas. O pai, assim como boa parte da população da cidade, é funcionário da Klabin. Por se dedicar ao trabalho, os dois nunca tiveram a oportunidade de cursar o ensino superior. “É uma imensa alegria vê-a se destacando tanto pelos estudos e prestes a entrar na faculdade. Que pai não ficaria orgulhoso com isso? A cada dia, colhemos mais frutos de toda a dedicação que ela tem”, comenta o pai Adenir de Francisco, de 46 anos.

clique para comentar

Deixe uma resposta