Geral

Estresse térmico é provocado pelas altas temperaturas

Published

em

Bebês, crianças, idosos e gestantes são os que mais sofrem com as altas temperaturas - Foto: Andressa Ramos

Se você já ouviu aquele termo: “sombra e água fresca”, saiba que essas são algumas das soluções para amenizar o calorão e evitar o estresse térmico. O verão é aguardado por muitas pessoas, ansiosamente, para a prática de diferentes atividades e até mesmo para poder aproveitar as férias.

Mas há quem não desfrute da mesma maneira da estação mais quente do ano. As altas temperaturas provocam uma sensação de cansaço extremo e permanente, mesmo à noite ou ao amanhecer.

Essa sensação de cansaço, durante o verão, é chamada de estresse térmico, período em que o corpo recebe uma sobrecarga de temperatura e não consegue fazer o controle interno, podendo ocasionar queda de pressão, fadiga, exaustão e, em alguns casos, desidratação.

O médico clínico-geral Júlio César de Castro Ozório explica que o corpo tenta se ajustar às temperaturas externas, inclusive à noite, na hora do repouso, porém, por estar nesta “corrida” para o equilíbrio da temperatura o sono não é reparador e a sensação ao despertar é de cansaço.

Com a busca da regulação de temperatura há uma perda de energia. Júlio enfatiza que quem mais sofre com o estresse térmico são as crianças, pois ainda não estão com todo o sistema pronto; os idosos, por já estarem com os órgãos em degeneração; e as gestantes pela alteração hormonal e do corpo.

Para saber se está desidratado ou com sintomas do estresse térmico, o médico orienta que as pessoas observem o xixi, caso esteja muito carregado com cor amarela e com cheiro forte, é bom começar a intensificar a hidratação do corpo tomando bastante líquido.

“Nem sempre é infecção urinária, pode ser desidratação.” Outra orientação para tentar baixar a temperatura do corpo, é abrir bem as janelas de casa, usar ventilador ou ar-condicionado, procurar sombra e consumir bastante água.

clique para comentar

Deixe uma resposta