Geral

Estado receberá estudos para novo mirante

Published

em

Foto: ArquivoCL

Se arrastando há quase uma década, a proposta para implantação de um equipamento turístico na Serra do Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra, voltou a ser tema de debate nesta semana, quando o Governo do Estado assinou um documento que permitirá o recebimento de estudos técnicos para a implantação de um novo mirante.

O assunto não é novo, tanto que, há alguns anos, um empresário já apresentou um projeto para implementação de um mirante com plataforma de vidro no local. A partir da assinatura do Termo de Cooperação Técnica de Deflagração de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), que aconteceu na terça-feira (3), a Santa Catarina Turismo S/A (Santur) e a SCPar trabalham juntas para estruturar o projeto de concessão ou de parceria público-privada, por meio do qual o governo vai receber os projetos sem custo aos cofres públicos.

O termo de cooperação técnica tem como objetivo o apoio mútuo entre os órgãos para planejamento, elaboração e execução da concessão do mirante da Serra do Rio do Rastro à iniciativa privada.

De acordo com a Santur, o próximo passo do processo é a análise e estruturação do PMI, que será feito pelo comitê gestor de parcerias público-privadas do Estado. Na sequência, será aberto o chamamento público para recebimento das propostas, que passarão por análise. Só então será feita a modelagem final para concessão.

A presidente da Santur, Flavia Didomenico, explica que o Procedimento de Manifestação de Interesse é voltado para quem planeja investir em equipamentos turísticos no mirante da Serra. “A Santur deflagrou esse ato pra que a gente possa receber as propostas. Depois, com todas as propostas reunidas, faremos a elaboração do Termo de Referência para concessão do uso daquele espaço. Só nesta etapa vamos elaborar o melhor termo de referência e conceder à iniciativa privada, para que faça a administração e gestão do espaço”, afirma, ressaltando que a Santur já recebeu propostas para a construção de uma passarela de vidro e de um museu no local.

A proposta da passarela de vidro, apesar de já ter sido protocolada junto ao órgão, precisará ter seu projeto submetido ao PMI, para ser avaliado juntamente com outras propostas que, eventualmente, possam ser encaminhadas à Santur.

Inicialmente, o PMI será encaminhado ao comitê gestor de parcerias público-privadas do Estado e, somente após a aprovação será aberto o chamamento público para recebimento das propostas. A Santur ainda não definiu as datas para execução de cada etapa. Contudo, Flavia afirma que até o final do ano todas as etapas serão apresentadas.

Primeiro projeto é de 2010

A intenção de se instalar uma plataforma de vidro na Serra do Rio do Rastro é antiga, data de 2010. De tempos em tempos o assunto volta a ser discutido, mas até agora pouco evoluiu. Em 2017, o então secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte Leonel Pavan apresentou, em São Joaquim, a situação para a construção de uma plataforma de contemplação no Mirante da Serra do Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra. 

Na época, ele participou de reunião com os empresários Moacir Bogo, Carlinhos Bogo, Junior Bogo e Sílvio Prim, que pretendem investir na reestruturação do mirante. Eles sobrevoaram os cânions e divulgaram que tinham um projeto de uma plataforma de vidro com lance de 25 metros de avanço sobre o precipício. 

Denominado Projeto Serra do Rio do Rastro Aventura, o empreendimento contemplava também, uma tirolesa e um bondinho que percorrerá o entorno do cânion. O objetivo é construir uma estrutura similar a existente no Grand Canyon (USA) que permite uma visão privilegiada do Rio Colorado. Conhecida como Skywalk, a passarela tem atraído milhares de turistas e possibilitado fotografias incríveis. Espera-se que o mesmo ocorra no Mirante da Serra do Rio do Rastro, local que já recebe milhares de visitantes, principalmente na época do inverno.

 

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com