Geral
Escola Pinto Sombra expõe trabalhos no shopping
A exposição de trabalhos da VII Mostra de Ciências Exatas e Naturais, da Escola de Educação Básica General José Pinto Sombra, aconteceu no Lages Garden Shopping, na tarde deste domingo, e envolveu cerca de 50 alunos do 9º ano ao terceirão.
Um dos objetivos da mostra, segundo a professora de Matemática e Química, Solange de Fátima dos Santos, é o incentivo à pesquisa e também mostrar na prática o resultado dessas pesquisas teóricas. Ela ressalta que os alunos são disciplinados e independentes. “Eles gostam de trabalhos externos, pesquisam e debatem os temas, desenvolvem as maquetes e realizam os projetos”, destaca.
Dez trabalhos foram expostos no shopping, de temas variados, e será feita uma seleção em que os destaques se apresentarão na Mostra Regional, que envolve todas as escolas da gerência regional de Lages (Gered), que vai acontecer em outubro. Como forma de premiação e incentivo, os alunos vão assistir a uma sessão de cinema, em uma data ainda a ser definida.
Pesquisas
Dentre as pesquisas, estava a de Gabriele Souza dos Santos e de Miriam Stefanes do Prado, do 3º ano 4, que abordaram o tema transplante de medula óssea. As jovens idealizaram a pesquisa para sensibilizar e conscientizar sobre a importância da doação da medula óssea, que pode ser vital para pessoas com leucemia e que necessitam da medula compatível. Elas ressaltam que com a medula óssea mais de 80 tipos de doenças diferentes podem ser curadas por meio do transplante.
A pesquisa, chamada “Deserto Verde”, do 3º ano 1, abordou questões ambientais em Lages e região, como a monocultura de pinus, que tem reflexo sobre a fauna e a flora local. Eles destacam que a região era formada originalmente pela Floresta Ombrófila Mista, que faz parte do bioma da Mata Atlântica, e foi descaracterizada ao longo das décadas com a plantação exagerada de pinus e outras espécies para reflorestamento, que desencadearam a perda da biodiversidade da fauna e flora.
Esse grupo foi selecionado para representar a escola Pinto Sombra na mostra regional e os alunos pretendem que o projeto se torne maior, ou seja, não fique restrito ao ambiente escolar, por isso eles objetivam a conscientização da comunidade sobre os temas ambientais.