Geral
Entrevista com João Alberto Duarte
Correio Lageano: Qual foi sua primeira medida como secretário?
João Alberto Duarte: Primeiro vamos conhecer toda a estrutura da Secretaria de Planejamento e Obras. É uma secretária grande, que trabalha em praticamente toda a cidade. A equipe está dando continuidade ao trabalho do secretário Clayton. Esse foi o primeiro passo. Nós temos uma característica de acompanhar de perto as obras, estou muito presente nas ações da prefeitura. E é nesse objetivo que quero continuar, sem esquecer a parte do planejamento, pois temos uma equipe competente, para que as coisas venham acontecer. Nosso papel é agilizar e facilitar a vida do cidadão e das empresas.
Falando em desenvolvimento, um dos pontos que vai facilitar a mobilidade urbana da cidade é o [Complexo] Ponte Grande. Como está o andamento da obra?
Estive fazendo uma visita no Ponte Grande, em toda sua extensão. Primeiro estou conhecendo bem a estrutura, e a obra está em andamento, mesmo que não em um ritmo forte, mas os recursos estão garantidos. O Prefeito Antonio Ceron nos determinou que acompanhássemos a obra muito de perto, pois é uma obra importante para a cidade. À medida que vai avançando, vamos passando as informações para a imprensa, pois é importante a comunidade estar informada sobre o andamento das obras.
Durante a campanha, o prefeito Antonio Ceron falou sobre a pavimentação de ruas na cidade. E uma das ações, agora, é a operação “Tapa buraco”, como está esse projeto, a qual o ex-secretário Clayton deu início?
Este projeto nós pegamos prontos. O recurso para executarmos essa obra está garantido através da Caixa Econômica. Acredito que, nos próximos dias, a gente consiga lançar um pacote de obras para as 70 ruas que estão previstas e, com certeza, vai facilitar a vida do cidadão. Claro, vamos contemplar as ruas que os ônibus passam.
O Centro é o coração da cidade, onde está acontecendo a revitalização da Praça João Costa e do Mercado Público. Como está o desenvolvimento dessas obras?
São duas obras importantes. Partes dos recursos está garantida, tanto do Mercado Público, quanto da praça central, que imaginamos que até final do ano esteja concluída. O governador Carlos Moisés garantiu o restante dos recursos para a conclusão das obras. Acredito que até o final deste ano, tudo esteja concluído.