Conecte-se a nós

Notícias

Encceja acelera conclusão do ensino e cria oportunidades

Published

em

Foto: Divulgação

Ana Carolina Lehmkhl de Oliveira, de 28 anos, viu no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) a chance para acelerar a conclusão dos estudos e almejar novos voos.

Não é à toa que só foi pegar o diploma do ensino médio, no ano passado, que ela já se matriculou no curso de Pedagogia. Ana motivou mais pessoas com esse movimento. Seu pai, Sérgio Antônio Souza de Oliveira, de 51 anos, vai realizar, neste ano o Encceja, com a esperança de conquistar o tão sonhado diploma e também iniciar novos caminhos nos estudos.

Começaram, na segunda-feira (20), as inscrições para o exame, elas são gratuitas e devem ser feitas até o dia 31 de maio. Quem não concluiu o ensino fundamental e tem pelo menos 15 anos já pode pedir a certificação. Para requerer o diploma do ensino médio, é preciso ser maior de 18 anos. As provas serão aplicadas em 611 municípios do país, no dia 25 de agosto, pela manhã e à tarde.

O material de estudo disponível na página do Encceja é composto por um volume introdutório, quatro volumes de orientações aos professores e oito volumes de orientações aos estudantes (quatro para o Ensino Fundamental e quatro para o Ensino Médio). Também é possível estudar por meio das provas de edições anteriores do Encceja.

O que é

Encceja é um exame para jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada. “Com o Encceja, o Inep oferece uma nova chance para essas pessoas concluírem etapas da educação e, com a certificação, criar melhores oportunidades”, destaca o presidente do Inep, Elmer Vicenzi.

Os interessados em tentar o certificado do ensino fundamental devem ter, no mínimo, 15 anos de idade, completos na data da prova. Já para o certificado do ensino médio, a idade mínima exigida é 18 anos.

Uma versão do edital em Língua Brasileira de Sinais (Libras) será divulgada nos próximos dias, no canal do Inep no Youtube. É a primeira vez que o Encceja tem um edital traduzido em Libras para auxiliar os participantes surdos ou com deficiência auditiva, reforçando a Política de Inclusão e Acessibilidade do Inep. As aplicações do Encceja no exterior e para pessoas privadas de liberdade serão definidas por outro edital, que ainda será publicado.

São quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. Para a certificação do ensino fundamental, o participante é avaliado em Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação, e História e Geografia.

Para o ensino médio, as áreas avaliadas são Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A nota mínima exigida é de 100 pontos nas provas objetivas e de 5 pontos na redação.

Certificação ou Declaração de Proficiência

Os resultados do Encceja podem ser usados de duas formas. O participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação tem direito à Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.

Já o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas, tem direito à Declaração Parcial de Proficiência. A inscrição e a participação nas provas não dão direito à certificação ou à declaração.

O Inep elabora, aplica e corrige as provas do Encceja, mas a certificação é feita pelas Secretarias Estaduais de Educação e dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia que tiverem assinado termo de adesão ao Encceja com o Inep. O participante deve escolher a instituição certificadora na qual prefere solicitar a certificação ou a declaração parcial de proficiência durante a inscrição.

Acompanhe o cronograma do Encceja 2019

  • 20 a 31/5 – Inscrições
  • 20 a 31/5 – Solicitação de Atendimento Especializado
  • 3 a 7/6 – Solicitação de Atendimento pelo Nome Social
  • 7/6 – Resultado da solicitação de Atendimento Especializado
  • 10 a 14/6 – Recurso de solicitação de Atendimento Especializado
  • 14/6 – Resultado da solicitação de Atendimento pelo Nome Social
  • 21/6 – Resultado do recurso de solicitação de Atendimento Especializado
  • 17 a 21/6 – Recurso da solicitação de Atendimento pelo Nome Social
  • 26/6 – Resultado do recurso da solicitação de Atendimento pelo Nome Social
  • 25/8 – Aplicação do exame
Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta