Coronavírus

Empresário de Lages confirma resultado positivo para o coronavírus

Published

em

Monarim e Carla durante viagem aos Estados Unidos Foto: Acervo pessoal

Dilmar Antônio Monarim (50), empresário de Lages e pré-candidato à prefeitura da cidade, confirmou ter contraído a Covid-19 e decidiu divulgar o resultado do exame para evitar especulações em torno das estatísticas.

O empresário contou que ele e a mulher, Carla, embarcaram para os Estados Unidos no dia 12 de março, para uma viagem que estava programada desde o ano passado. Estiveram em Nova Iorque, Washington e Boston. “Aqui no Brasil a crise da pandemia ainda não estava instalada, mas lá já estava avançada. Nós nos cuidamos muito, paramos mais em hotel, mas a doença pega muito fácil,” comentou.

O casal voltou ao Brasil no dia 19 de março e estranhou que em nenhum momento receberam orientação para que ficassem em confinamento. Nem mesmo foram abordados para verificação da condição de saúde.

A decisão de permanecer em quarentena, de acordo com Monarim, foi do próprio casal. “Chegamos de viagem e queríamos voltar para Lages, ver nossas filhas [duas meninas, de 3 e 9 anos], mas decidimos ficar isolados para protegê-las e também as pessoas que poderíamos ter contato.”

Com a decisão, o empresário e a esposa se hospedaram-se em um hotel em Florianópolis, onde permanecerão enquanto não houver orientação médica para deixarem o isolamento. “Aqui no hotel, estamos totalmente isolados. Não mantivemos contato com ninguém. Pedimos comida pelo telefone, os funcionários deixam na porta e depois deixamos tudo na porta para ser recolhido.”

Os primeiros sintomas vieram na primeira semana de isolamento. Começou a ter febre e dor de cabeça, e decidiu chamar um laboratório para a coleta de material e a realização de exame. O resultado chegou nesta quinta-feira (2) e foi positivo. Agora, a esposa, que não havia apresentado sintomas, também fará o exame.

“Enquanto não vier o resultado dela, vamos permanecer em quarentena”, afirmou o empresário, que iria procurar orientação médica, já que até agora se medicou apenas com analgésico e antitérmico para controlar a febre e a dor de cabeça.

O caso dele não foi agressivo e não necessitou de internamento hospitalar. Ele afirma já não sentir mais os sintomas da doença.

Sobre a divulgação do exame

O empresário diz ter decidido divulgar que foi contaminado pelo novo coronavírus para evitar especulações, já que, segundo ele, o resultado do exame é comunicado à Vigilância Epidemiológica e o número entra para as estatísticas de Lages.

Além disso, pretende deixar claro que foi contaminado durante viagem fora do Brasil e não ofereceu e nem oferece mais risco de disseminação do vírus. 

O exame do empresário foi feito em laboratório particular, o Sabin – Medicina Diagnóstica, considerado apto para tal, pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal.

Comunicado da Prefeitura de Lages

Em nota enviada à imprensa, a Prefeitura de Lages comunicou, oficialmente, às 15h30 de quinta-feira (2), que tomou conhecimento pela imprensa de um caso confirmado de coronavírus em um empresário. 

Informou, ainda, que a Secretaria Municipal de Saúde foi comunicada pelo próprio empresário sobre o caso e, de imediato, as autoridades municipais acionaram o Laboratório Central do Governo do Estado (Lacen), onde são concentrados os dados oficiais dos municípios de Santa Catarina. 

A Secretaria da Saúde de Lages passou a acompanhar o caso, mas até o final da tarde de ontem não havia recebido a confirmação oficial da doença por parte do Lacen e, por isso, divulgou as estatísticas da doença no município, sem incluir o caso relatado pelo empresário.

 

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com