Geral

Eleições do IFSC acontecem nesta quarta

Published

em

IFSC terá eleições nesta quarta, a partir das 9 horas - Foto: Susana Küster

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) terá, nesta quarta-feira (13), o primeiro turno das eleições para diretores-gerais de 21 campi e para reitoria da instituição. A votação acontece das 9 horas às 21 horas.

O voto não é obrigatório e podem participar da escolha, professores e técnicos-administrativos que fazem parte do quadro efetivo da instituição, além dos alunos matriculados nos cursos de ensino médio, técnico, graduação e pós-graduação, presenciais ou a distância.

O IFSC possui 21,8 mil alunos e 2,5 mil servidores, entre professores e técnicos administrativos. O resultado da eleição será divulgado no dia 14 de novembro.

O período da campanha para o segundo turno, caso haja, começa no dia 20 de novembro e encerra-se no dia 29 do mesmo mês. O 2º turno será no dia 5 de dezembro e no dia 6 de dezembro, a divulgação do resultado. A posse dos eleitos está marcada para o dia 20 de abril de 2020 e o mandato é de quatro anos.

Serão eleitos os diretores-gerais dos campi Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Florianópolis-Continente, Gaspar, Garopaba, Itajaí, Jaraguá do Sul-Centro, Jaraguá do Sul-Rau, Joinville, Lages, Palhoça Bilíngue, São Carlos, São José, São Miguel do Oeste, Tubarão, Urupema e Xanxerê. 

Na Serra Catarinense, haverá eleição nos polos de Lages e de Urupema. Em Lages, dois candidatos disputam o cargo de diretor: Fernando Domingos Zinger, 33 anos; e Vilson Heck Junior, 37 anos. 

Conheça mais os candidatos de Lages

Fernando Domingos Zinger, 33 anos, é engenheiro agrônomo com mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Espírito Santo. Especialista em agroecologia pelo Instituto Federal do Espírito Santo.

Professor do IFSC, em Lages, desde julho de 2014. Já coordenou os técnicos em Agroecologia, Agronegócio e pós-graduação em Agroecologia. Já aprovou vários projetos de pesquisa e extensão.

Atualmente, exerce as funções de coordenador do curso superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio, atua como representante docente no colegiado de Lages e no Conselho Superior do IFSC.

Ele possui propostas para estudantes, docentes e técnicos administrativos, além de ideias para a gestão. Alguns dos seus objetivos são: cobertura da escada e vias do campus, incentivo a projetos culturais, criar o centro de convivência e aumento de parcerias para captação de recursos para projetos e bolsas.

Para os professores, entre as propostas, ele quer dar condições de apoio a parcerias e captação de recursos externos para grupos de pesquisa interdisciplinares. Para os técnicos administrativos, uma das ações que pretende fazer é incentivar a capacitação, pesquisa e extensão contínua, levando a uma crescente valorização dos servidores. 

Sobre a gestão, o candidato quer criar uma secretaria de coordenações e desburocratizar o sistema de ingresso. Além disso, quer melhorar as ações pedagógicas criando a Colegiado de Ensino e Jornada Pedagógica. 

Fernando Domingos Zinger, 33 anos, é engenheiro agrônomo com mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Espírito Santo – Foto: Divulgação

Vilson Heck Junior, 37 anos, é técnico em Eletrônica, graduado e mestre em Ciência da Computação e doutor em Automação e Sistemas. Atuou como técnico nas áreas de Informática e de Automação, em trabalhos de pesquisa na UFSC e no ensino na UnC Curitibanos. Atua no IFSC de Lages desde setembro de 2010, onde trabalha no ensino, na pesquisa, na extensão e na gestão. Hoje, trabalha como chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, desde julho de 2017.

Uma das propostas dele com relação aos estudantes é a aquisição de bancos, pufes, sofás, TVs, mesas, forno de microondas e geladeira. Também quer ampliar a oferta de vagas de estágio, de jovem aprendiz, visitas técnicas a empresas e estimular ações de intercâmbio com outras instituições.

Para os docentes, ele pretende promover atividades de integração entre os setores e a melhoria da qualidade de vida através do estímulo a práticas culturais e esportivas, palestras preventivas e ginástica laboral.

Para os técnicos administrativos, o candidato diz que a qualidade de vida no trabalho e a atenção à saúde do trabalhador serão prioridades. Além disso, ele pretende fazer um plano de integração entre todos os setores, permitindo a troca de experiências e relação entre os servidores.

O plano de gestão dele pretende fortalecer as parcerias com instituições externas e implantar um planejamento estratégico setorial para melhorar a eficiência do trabalho, incluindo a divulgação de indicadores de cada setor do campus.

Candidatos a reitor

  • André Dala Possa
  • Maurício Gariba Júnior
  • Consuelo Sielski
  • Marco Antonio Vezzani
clique para comentar

Deixe uma resposta